Desfile comemorativo ao aniversário de Pará de Minas será realizado na manhã de 20 de setembro


Após muitas polêmicas, finalmente foram divulgados todos os detalhes sobre o desfile do aniversário de emancipação político-administrativo. Inicialmente a prefeitura pretendia realizar o evento na manhã do dia 20 de setembro na rua Benedito Valadares, Centro, em Pará de Minas.

A possível interdição do trânsito na principal via da área central da cidade não agradou aos comerciantes que já estão sofrendo a duras penas os efeitos da crise econômica. Para eles o evento prejudicaria as vendas.

As manifestações contrárias também aconteceram durante a última reunião ordinária da Câmara Municipal de Pará de Minas. O vereador Marcos Aurélio dos Santos (DEM) disse que em 22 anos de vida pública vem acompanhando as administrações fazerem vistas grossas e não resolverem o problema.

Pará de Minas é uma das poucas cidades do mundo em que no dia de seu aniversário não é feriado. Isso ocorre porque existe uma lei federal que limita o número de feriados municipais que podem ser decretados.

O município só pode decretar quatro feriados. O então prefeito José Porfírio de Oliveira decidiu através da lei 947 de 1967, que os paraminenses comemorariam os seguintes feriados religiosos:

Sexta-Feira da Paixão, Corpus Christi, Dia de Nossa Senhora da Piedade (15 de setembro) e Dia de Imaculada Conceição (8 de dezembro). Com isso o aniversário da cidade não pode ser feriado por lei.

Mas, a prefeitura decreta ponto facultativo e o dia útil não tem um movimento normal. Nesse clima que a população continua com as atividades no trabalho, na escola, entre outros.

O presidente da Associação Empresarial de Pará de Minas (ASCIPAM), José Misael de Almeida, também disse que o desfile cívico no centro seria inviável para os lojistas. Além do transtorno no trânsito, as vendas seriam afetadas.

Segundo ele, a Secretaria Municipal de Educação já havia decidido que as comemorações aconteceriam no período noturno. Porém, na tarde desta quinta-feira, 6 de setembro, foi tomada uma outra decisão.

De acordo com Marluce Souza Pinto Coelho, secretária municipal de Educação, o desfile cívico com a participação das escolas da rede pública e privada acontecerá no dia 20 de setembro, a partir das 8 horas, no Parque do Bariri:


Marluce Souza Pinto Coelho
desfileaniversariodepmmarlucespinto

Para o prefeito Elias Diniz (PSD) a rede municipal de ensino precisa abordar eixos temáticos durante o desfile cívico. Trata-se de uma forma de levar todos cidadãos paraminenses a refletir sobre a história da cidade:

Elias Diniz
desfileaniversariodepmeliasdiniz1

Sobre a polêmica do feriado no dia do aniversário da cidade, as discussões poderão ser feitas em relação ao feriado de Imaculada Conceição, no dia 8 de dezembro. Tudo será tratado com os representantes da Igreja Católica:


Elias Diniz
desfileaniversariodepmeliasdiniz2

Sobre o trajeto do desfile comemorativo aos 159 anos de Pará de Minas, na próxima semana as equipes da Secretaria Municipal de Educação e da Gerência de Trânsito e Transportes se reunirão para definirem o local da concentração e o percurso do desfile. O tema a ser desenvolvido pelos estudantes será: “Educação Mostra a Arte”.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!