Incentivos do governo impulsionam vendas de carros 1.0 no Brasil

As vendas de veículos populares, especialmente os de motor 1.0, tiveram um crescimento notável em julho, impulsionadas pelo novo programa do governo federal. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de carros 1.0 subiram 11,35% em relação a julho de 2024 e 13% em comparação com junho. A Fenabrave apresentou os dados ao vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, que celebrou o resultado. “Isso é emprego na indústria e emprego no comércio”, afirmou Alckmin.

O Programa Carro Sustentável, criado há menos de um mês, visa à descarbonização da frota e oferece incentivos fiscais, como a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros que atendam a critérios específicos. Alckmin destacou o sucesso da iniciativa, mencionando que o governo zerou o IPI e as montadoras contribuíram com bons descontos.

Requisitos e modelos beneficiados
Para ter direito ao IPI zero, os veículos precisam cumprir quatro requisitos: emitir menos de 83 gramas de gás carbônico por quilômetro, ser fabricados no Brasil com mais de 80% de materiais recicláveis e se enquadrar na categoria de carro compacto.

Pelo menos cinco modelos de diferentes marcas foram credenciados no programa, incluindo:
Onix, da Chevrolet

Kwid, da Renault

Polo, da Volkswagen

HB20, da Hyundai

Mobi e Argo, da Fiat

Com a isenção, a redução nos preços desses modelos chegou a R$ 13 mil em alguns casos. Para os veículos que não se qualificam para o IPI zero, um novo sistema de cálculo do imposto entrará em vigor, ajustando a alíquota-base com base em critérios como eficiência energética, tecnologia, segurança e índice de reciclabilidade. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!