Elias Diniz anuncia Hospital Municipal Padre Libério com enfermaria, clínica médica, especialidades e bloco cirúrgico
O futuro Hospital Municipal Padre Libério já até recebeu denominação e em poucos meses terá toda a estrutura em pleno funcionamento. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira, 6 de maio, pelo prefeito Elias Diniz (PSD), que estava acompanhado do secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty e o interventor do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) Clelton de Faria Pacheco.
Conforme publicado pelo Portal GRNEWS, parte das dependências do prédio que abrigava o extinto Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira no bairro Senador Valadares foi reformada recentemente para comportar a Unidade Sentinela que será responsável por tratar pacientes com síndromes gripais e consequentemente possíveis casos de COVID-19.
Anteriormente, no local seriam instalados 10 leitos de terapia semi-intensiva, mas os equipamentos foram transferidos para o HNSC após nova análise. O local continuou como unidade sentinela, apenas para casos mais simples de síndromes gripais, onde seria possível inclusive o paciente ficar internado.
Bem ao lado deste prédio está em construção o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que oferecerá os serviços disponíveis atualmente na Policlínica Municipal Nossa Senhora da Piedade e no Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (CASMUC).
Mas devido à pandemia do novo coronavírus, a situação mudou e após avaliações e projetos, a Prefeitura de Pará de Minas decidiu unir os dois imóveis e criar assim o Hospital Municipal Padre Libério.
O novo hospital atenderá casos de baixa e média complexidade nos módulos 1, 2 e 3, sendo enfermaria, clínica médica, os atendimentos que serão ofertados pelo AME com consultas e exames especializados, além do bloco cirúrgico que fará pequenos procedimentos, como explica Elias Diniz:
Elias Diniz
eliasdiniznovohospital1
Com o novo hospital, a Secretaria Municipal de Saúde pretende reduzir gastos. Realizando exames e consultas especializadas, por exemplo, o Município deixa de gastar com viagens e procedimentos em outras cidades. A expectativa é reduzir em 80% o atendimento fora do domicílio:
Elias Diniz
eliasdiniznovohospital2
A unidade 1 que é o setor de enfermaria e consultas fica pronta nesta sexta-feira, 8 de maio; o bloco 2 que compreende o AME até julho e o restante da estrutura, que inclui bloco cirúrgico e laboratório, ainda não tem data definida para conclusão.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.