Chuvas provocam vários estragos em Pará de Minas e equipes trabalham na limpeza de pontos críticos


Na madrugada desta segunda-feira (06), caiu um grande temporal em Pará de Minas e região. Por volta das 3 horas da manhã, as chuvas torrenciais não paravam de cair e o volume de água foi fora do normal.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter


Segundo os especialistas, em um curto período, a cidade recebeu 110 milímetros de chuvas. Foi um verdadeiro dilúvio que pegou os paraminenses de surpresa e causou grandes estragos.

Os problemas crônicos de alagamentos vieram à tona novamente em alguns pontos. Na Avenida Alano Melgaço, Centro, a enxurrada foi tão forte que levou parte de um muro de uma indústria têxtil próxima ao Cine-Café.


Outro local que é muito afetado pela força das águas é a Avenida Presidente Vargas, próximo ao Clube Praça de Esportes do Pará. A canalização do Córrego Água Limpa transborda e gera grandes transtornos.


Às 6h os funcionários da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura estavam nas ruas trabalhando na retirada de lama e entulho espalhados por alguns trechos atingidos, como informa Zezé Porfírio, responsável pela pasta:

Zezé Porfírio
zezeporfirio_chuva1

Ele ressalta que as chuvas exigem canais de passagem pela área urbana. Porém, o problema muitas vezes é causado por árvores que caem, entulhos e lixo jogado nas ruas que acabam entupindo as galerias:

Zezé Porfírio
zezeporfirio_chuva2


O prefeito Elias Diniz (PSD), também está acompanhando de perto os problemas causados pelas águas. Ele também frisa que materiais de construção em canteiros de obras são arrastados pelas enxurradas e provocam sujeira e alagamentos:

Elias Diniz
eliasdiniz_chuva1


O chefe do Poder Executivo Municipal afirma que alguns lugares pontuais precisam ser analisados criteriosamente para sanar os problemas. Um dos desafios é reavaliar a impermeabilidade do solo nos novos bairros da cidade:

Elias Diniz
eliasdiniz_chuva2

Sobre os alagamentos em alguns pontos das Avenidas Alano Melgaço e Presidente Vargas, é preciso recurso para que a vazão de água da rede pluvial seja aumentada e atualmente o município não possui esses recursos:

Elias Diniz
eliasdiniz_chuva3


Um estudo feito mostrou a necessidade de refazer toda a rede pluvial da área central de Pará de Minas, para que as partes baixas não sofram com enchentes. Porém, o projeto custa muito dinheiro e para ser executado é preciso de ajuda financeira do Estado e da União.





Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!