Fortes chuvas ameaçam prédios e equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros interditam ruas em Pitangui

As chuvas intensas que caem em boa parte de Minas Gerais já colocou 124 municípios em situação de emergência em decorrência dos danos e mortes causados por temporais.

A Defesa Civil estadual alertou para a possibilidade de chover até 200 milímetros, entre ontem (5) e esta sexta-feira, 6 de janeiro. Este volume pluviométrico é provocado pelo avanço de uma frente fria pelas regiões Central e Sul do estado, conforme dados do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As localidades com possibilidade de maior incidência das chuvas intensas, segundo os modelos meteorológicos utilizados pela Defesa Civil, são as regiões Central, Zona da Mata e Campos das Vertentes.

E os problemas causados pelas chuvas continuam criando transtornos em muitos municípios mineiros. É o caso de Pitangui, onde ruas foram interditadas por ameaças a prédios.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pitangui/Divulgação

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, na tarde de ontem (5), a prefeita Maria Lúcia Cardoso acompanhou os trabalhos da Defesa Civil de Pitangui juntamente com militares do Corpo de Bombeiro. Uma nova vistoria foi feita no Bairro Chapadão, mais precisamente nas ruas Lopes Cançado e Calazans Lobato.

Nestas vias existem dois prédios, sem residentes, que correm o risco de desmoronar e atingir as ruas e, até mesmo, alguns imóveis próximos. Como medida preventiva o Corpo de Bombeiros e município decidiram, ontem mesmo, pela interdição desse trecho.

De acordo com as autoridades municipais e militares essa medida se fez necessária em decorrência das fortes chuvas que Pitangui vem recebendo e que podem contribuir para instabilidade dos prédios localizados na rua Lopes Cançado e Calazans Lobato. Moradores próximos a esses imóveis foram notificados pelo Corpo de Bombeiros.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pitangui/Divulgação

A prefeita Maria Lúcia Cardoso disse: “são dois prédios que tivemos que interditar nas duas vias. Nessa área interditada, conforme o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, não poderá entrar ninguém. Essa medida, necessária, é para a segurança de todos”.

Com o objetivo de orientar a população dos pontos em que as chuvas estão provocando mais estragos em Pitangui, a prefeitura e Defesa Civil iniciaram uma campanha de divulgação na mídia. Entre os locais que merecem atenção da população está a Avenida Antero Rocha Cançado, na travessia do Córrego do Baiacu. Com o grande volume de chuva o trecho fica alagado e a pista está danificada.

Os motoristas devem redobrar a atenção ao trafegar na rodovia BR 352 na altura do trevo de Santo Antônio. Nesse trecho, há o risco de queda de barreira na rodovia.

Outro ponto que em razão das chuvas merece atenção com a possibilidade de queda de barreira está entre o Restaurante Varandão e Pitangui Pedras, na entrada da cidade.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pitangui/Divulgação

Técnicos, engenheiros, pessoal operacional e máquinas da Prefeitura de Pitangui estão 24 horas de prontidão para dá suporte a população sempre que necessário. Equipes atuam, diariamente, na limpeza e desobstrução das ruas que são mais castigadas pelas enchentes causadas pelas fortes chuvas.

A Defesa Civil faz vistoria pela cidade todos os dias, a fim de prevenir ocorrências, bem como atender aqueles moradores que demandarem por apoio. A Defesa Civil de Pitangui pode ser acessada pelo telefone 9 9979-8442.

“Estamos atentos e mobilizados para prestar o devido auxílio aos pitanguienses nesse período chuvoso. Mas a população também deve ficar atenta com as medidas de autoproteção indicadas para esse momento e, havendo a necessidade, procurar a Defesa Civil de Pitangui”, finaliza Maria Lúcia.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!