Faltam obstetras na maternidade; HNSC culpa escassez de profissionais e desinteresse em trabalhar em Pará de Minas

A maternidade do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) tem sido alvo de muitas reclamações. Gestantes reclamam de falta de atendimento e também de profissionais. O assunto foi parar na Câmara de Vereadores de Pará de Minas. Os parlamentares tem recebido constantes queixas de usuárias que relatam não ter sido atendidas por um obstetra quando estiveram no local.

A falta de profissionais não tem acontecido apenas em Pará de Minas, mas no restante do país. Obstetras tem se especializado, mas preferem trabalhar nos grandes centros. Além disso, os médicos recém-formados priorizam se especializar em outras áreas, deixando a obstetrícia de lado.

Com a demanda cada vez mais e poucos profissionais no interior, fica cada vez mais difícil o HNSC conseguir plantonistas, como explicou ao Portal GRNEWS o diretor técnico médico e especialista em Ortopedia Cláudio Levi Campolina Altivo:


Cláudio Levi Campolina Altivo
claudiomat1

A falta de recursos nos hospitais do interior também pode ser um empecilho para os médicos recém-formados.

Outra questão apontada é o valor do plantão e por isso o HNSC teve que aumentar o salário dos profissionais para que eles atuem em Pará de Minas:

Cláudio Levi Campolina Altivo
claudiomat2

Cláudio Levi Campolina Altivo lembra ainda que muitos médicos deixaram de atender no hospital devido a problemas financeiros enfrentados há alguns anos:

Cláudio Levi Campolina Altivo
claudiomat3

A maternidade custa mensalmente, somente com pagamento de profissionais, R$ 220 mil, mas recebe R$ 130 mil para cobrir estes custos. A diretoria tem estudado melhorar esta receita para quem sabe até incluir novos serviços.

Claudine Carvalho é a gestora hospitalar e atua na busca dos obstetras. Segundo ela, existem outros profissionais que atuam com as gestantes quando há falta do profissional de obstetrícia:


Claudine Carvalho

claudinemat1

Para este mês o HNSC conseguiu fechar todos os plantões e a maternidade funciona normalmente.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!