Pará de Minas teve mais de 1.500 novas empresas ou empreendimentos abertos durante pandemia

Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no final de julho mostrou que das quatro milhões de empresas no Brasil, 716 mil fecharam definitivamente as portas devido a pandemia do novo coronavírus.

Entre as principais empresas impactadas estão o setor de serviços, indústria, seguido pela construção e comércio.

Pará de Minas esteve na contramão do restante do país quando registrou até setembro mais empresas abrindo que fechando na cidade. Os setores são os mais variados possíveis e muitos viram na pandemia o momento de empreender.

O Portal GRNEWS teve acesso ao relatório técnico das constituições e encerramentos de atividades entre os meses de março e setembro de 2020. Foram abertas em Pará de Minas, 542 empresas neste período, outras 1.221 Micro Empreendedor Individual (MEI), 34 inscrições reativadas e 89 aberturas de autônomo.

Enquanto isso, no mesmo período, foram 56 encerramentos de autônomo, 237 encerramentos de empresa e 56 MEI fechados.

No total, são 1.886 aberturas e 349 fechamentos, o que fechou o período em Pará de Minas com saldo positivo de 1.537 novos empreendimentos e empresas abertas.


Ao Portal GRNEWS, o secretário Municipal de Gestão Fazendária José Leonardo Martins Pinto destaca a importância deste número frente a uma pandemia mundial:

José Leonardo Martins Pinto
joseleonardomp

O secretário também cita a importância das análises realizadas durante a pandemia para que o Município soubesse quando fechar ou quando reabrir o comércio. Tudo isso influencia nos números:

José Leonardo Martins Pinto
joseleonardomp2

Os números do relatório foram analisados pela Diretoria de Receita e Tesouro que é a responsável por estas informações. Facilidades como empréstimos e financiamentos a juros baixos e a perda do emprego pela CLT podem ter motivado quem já queria empreender e ter o negócio próprio.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!