Consumidores compram diretamente de vendedores de sites e caem em golpe; Procon orienta

O e-commerce ganha cada vez mais força. Especialmente após a pandemia de Covid-19, quando muita gente decidiu comprar de casa, pela internet, novos sites surgiram, assim como também mais pessoas investiram nas vendas online.

O consumidor continua tendo direitos, mesmo comprando pela internet, mas é preciso ficar atento a algumas situações que não são vividas quando se compra pessoalmente.

No caso das compras por sites ou aplicativos, muita gente chama o vendedor direto e já inicia a negociação. Porém, isto pode ser um problema, afinal quando a compra é no site toda a responsabilidade recai sobre a empresa.

O Procon de Pará de Minas já recebeu várias manifestações de consumidores que caíram em golpes após tentar atravessar a compra, com promessa de menor preço ou entrega mais rápida.

O coordenador Bruno Soares de Souza destaca que após ser atraído de alguma forma, o consumidor deixa de comprar pelo site e adquire o produto diretamente com o vendedor. Ele alerta que isto pode ocasionar problemas:


Bruno Soares de Souza

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No caso dos sites, eles devem apresentar de forma clara o nome empresarial, número do CPF ou CNPJ, endereço físico e eletrônico e informações completas para localização e contato. Isto facilita para o consumidor caso ele tenha algum problema.

É importante ainda jogar o nome da empresa na internet e analisar se há reclamações postadas sobre o produto ou serviço oferecido.

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