Só falta autorização do Governo de MG para implantar serviço avançado do SAMU Oeste em Pará de Minas

Desde a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Pará de Minas, em junho de 2017, o Município pleiteia uma ampliação. É que a Base da cidade comporta uma Unidade de Suporte Básico (USB) e após vários estudos e análises, a cidade necessita de uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Nela há um médico que atende ocorrências de qualquer gravidade.

Em rápida análise, dos 3.084 atendimentos realizados até 15 de dezembro de 2019, 258 precisaram da Unidade de Suporte Avançado. Os pacientes tiveram que esperar chega a USA de Itaúna, Divinópolis ou Nova Serrana.

Para atender às exigências de ampliação, o Município realizou as mudanças físicas necessárias. Contratou uma empreiteira por meio de licitação e pagou R$ 150.001,50 para realizar o serviço, já entregue.

Agora falta o Governo de Minas se posicionar, como explica o diretor-administrativo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG Oeste), Dárcio Abud Lemos. Segundo ele, todos os trâmites legais foram concluídos, incluindo as mudanças físicas necessárias e agora só depende da autorização do Estado:


Dárcio Abud Lemos
darcioabudamplisamu1

O CIS-URG Oeste precisa enviar ao Governo de MG seu posicionamento a respeito das necessidades do município em relação a uma Unidade de Suporte Avançado. O diretor-administrativo lembra que caso algum morador da cidade necessite do serviço precisa esperar mais de 40 minutos, o que pode custar uma vida:

Dárcio Abud Lemos
darcioabudamplisamu2

Não há prazo legal para que o Governo de MG autorize a ampliação, mas a expectativa é grande, tanto por parte do Município como do CIS-URG Oeste. Autoridades do município já solicitaram a representantes estaduais da cidade que cobrem do governo estadual ao menos um posicionamento.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!