Queimadas causam prejuízos ao meio ambiente e a danificam rede de distribuição da CEMIG


O Inverno tem sido uma estação do ano com baixos volumes de chuva em Minas Gerais. Com isso a atmosfera fica mais seca e chegando a índices de 20% ou inferiores da umidade relativa do ar.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Esse tipo de clima favorece a ocorrência de queimadas que podem provocar interrupções no fornecimento de energia elétrica por causa de curto-circuito, rompimento de cabos, além de prejuízos ambientais.


De acordo com a estatal, só durante todo o ano de 2016 ocorreram 471 desligamentos causados por incêndios. Foram afetados mais de 267 mil consumidores em todo o estado.

No primeiro semestre deste ano foram 92 interrupções. Foi comprometido o fornecimento de energia para mais de 41 mil clientes da companhia, mais do que o dobro no mesmo período do ano passado.

Os incêndios podem provocar a queima de postes e cruzetas de madeira e consequentemente, o rompimento dessas estruturas e de cabos condutores.


O fogo e a fumaça também prejudicam a visibilidade dos motoristas nas estradas, reduzem a produtividade da terra nas áreas de cultivo, provocam o aumento da poluição e afetam a qualidade do ar.

De acordo com Cléder Melo, gerente de Relacionamentos da CEMIG em Pará de Minas, um incêndio de grandes proporções atingiu a Serra dos Ferreiras e gerou muitos prejuízos na região de Onça de Pitangui:


Cléder Melo
queimadascleder1

Ele destaca a importância de a população se conscientizar sobre os problemas provocados pelas queimadas. A grande maioria das chamas é provocada por incendiários que não se preocupam com os danos causados:

Cléder Melo
queimadascleder2

Em Minas Gerais é proibido atear fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais. Os infratores respondem a processo, podem ser presos e pagar multa O telefone de contato da CEMIG é o 116.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!