Biomédica dá dicas para uso correto de máscaras; item é obrigatório nas lojas comerciais e prédios públicos

Desde o início da pandemia mundial do novo coronavírus (COVID-19), o que se vê são imagens de pessoas usando máscaras. Inicialmente foram os asiáticos e depois o restante do mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou bem claro que uma das formas de prevenção à COVID-19 é o uso correto das máscaras e a higienização das mãos, além de outros cuidados específicos e algumas recomendações como isolamento e distanciamento social.

Em Pará de Minas, um decreto municipal obriga desde o dia 22 de abril o uso de máscaras dentro dos estabelecimentos comerciais e prédios públicos e recomenda nas ruas da cidade. O que se vê diariamente é que os paraminenses estão tomando cuidados e respeitando as recomendações do uso do equipamento.

Mas o que acontece é que muita gente não sabe como utilizar corretamente ou pensa que sabe, e com isso não está totalmente protegido como deveria.

Ao Portal GRNEWS, a biomédica que também é mestre em Patologia Experimental, docente do curso de Biomedicina no Centro Universitário Izabela Hendrix e delegada do Conselho Regional de Biomedicina com sede em Belo Horizonte, Rafaela de Oliveira Silva falou sobre a importância das máscaras e o principal objetivo de utilizar o equipamento de proteção individual:

Rafaela de Oliveira Silva
rafaelaoliusomascaras1

Arquivo Pessoal/Rafaela de Oliveira Silva

Para prevenir contra o novo coronavírus, podem ser utilizados vários tipos de máscaras. E cada uma tem uma função diferente para cada categoria da sociedade. Para os profissionais da saúde por exemplo, são usadas as cirúrgicas, também chamadas de PFF:

Rafaela de Oliveira Silva
rafaelaoliusomascaras2

Com intuito de evitar que as máscaras utilizadas pelos profissionais se esgotem no mercado, o Ministério da Saúde passou a recomendar o uso das de tecido. Que também são eficazes na prevenção e qualquer costureira consegue fabricá-la em pouco tempo.

Segundo Rafaela de Oliveira, é preciso estar atento a algumas especificações para que a máscara seja realmente eficaz:

Rafaela de Oliveira Silva
rafaelaoliusomascaras3

Em Pará de Minas é comum ver nas ruas as pessoas usando máscaras no queixo ou no pescoço. É que como a população ainda não se acostumou com o equipamento, apenas ao entrar nas lojas é que tem o cuidado de colocar a máscara corretamente. E isso, segundo a biomédica, não pode acontecer:

Rafaela de Oliveira Silva
rafaelaoliusomascaras4

E quando chegamos em casa? Estamos totalmente protegidos? Para isso é preciso tomar certas precauções para evitar levar o vírus da rua para dentro da residência:

Rafaela de Oliveira Silva
rafaelaoliusomascaras5

Como o Ministério da Saúde tem recomendado o uso das máscaras de tecido, muita gente optou por tornar o equipamento também um acessório. O Portal GRNEWS conversou com a designer de estilo Patrícia Melo que deu dicas interessantes para transformar o look nestes tempos de pandemia.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!