Doação de sangue: neste mês dois ônibus levarão doadores até Divinópolis para manter estoque no HNSC


Nos últimos meses o estoque no Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) baixou a níveis preocupantes. Tanto que a coordenadora de Captação, Fabíola Nogueira, chegou a afirmar que o estoque de bolsas de sangue estava “baixo, baixíssimo”.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Várias razões contribuíram para a redução nas doações de sangue, como as festas de fim de ano, o feriadão de Carnaval e o surto de Febre Amarela no Estado de Minas Gerais.

Pessoas acometidas pela doença não podem fazer doação e quem toma a vacina contra a Febre Amarela também precisa esperar 30 dias para doar sangue novamente. Com isso houve baixa em todos os hemocentros de Minas Gerais e a central da Fundação Hemominas em Belo Horizonte não conseguia atender a grande demanda.

Mas felizmente a situação melhorou um pouco. A coordenadora de Captação do Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Fabíola Nogueira, informa que as doações apresentaram ligeiro aumento nas últimas semanas.

Para que os níveis continuem controlados, Fabíola Nogueira informa que neste mês de abril dois ônibus partirão de Pará de Minas com destino a Fundação Hemominas em Divinópolis levando doadores. Ainda restam algumas vagas para quem puder fazer esse gesto concreto e ajudar a salvar vidas. O primeiro ônibus seguirá nesta quinta-feira, 6 de abril e o outro dia 20:


Fabíola Nogueira
fabiolanogueiraonibusdoadores1

Fabíola Nogueira destaca que as pessoas que não quiserem ir de ônibus, podem se deslocar em veículos próprios até a Fundação Hemominas em Divinópolis, que funciona de segunda a sexta-feira, a partir das 7 horas. Mas neste caso é importante que a pessoa informe ao hemocentro para qual hospital ou pessoa será a doação:

Fabíola Nogueira
fabiolanogueiraonibusdoadores2

Ela esclarece que rotineiramente os bancos de sangue enfrentam muitos desafios para conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue. Com se não bastasse, ainda é preciso quebrar alguns mitos que povoam a cabeça dos doadores receosos:

Fabíola Nogueira
fabiolanogueiraonibusdoadores3

Quem puder seguir até Divinópolis nesta quinta-feira, 6 de abril, ou dia 20 de abril, para ajudar a manter o estoque de bolsas no Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição em Pará de Minas, pode obter mais informações pelo telefone (37) 3233-5461.

Quem pode doar sangue
De acordo com a Portaria 2.712 de 12/11/2013 e a RDC 51, do Ministério da Saúde, estão aptos a doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 69 anos. A idade máxima para a primeira doação é até 60 anos.

Já os adolescentes com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização por escrito, com firma reconhecida em cartório.

O modelo de autorização está disponível no site da Fundação Hemominas. Todos os candidatos devem pesar acima de 50 quilos; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

Na semana da doação não pode estar tossindo, com ferimentos pelo corpo. Outra exigência é não ter permanecido ou visitado regiões brasileiras endêmicas para Doença de Chagas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!