Polícia Militar de MG intensifica combate à violência contra a mulher com prisão de 432 agressores

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) intensificou suas operações de combate à violência doméstica em agosto, mês dedicado à conscientização sobre o tema. As ações, parte da Operação Agosto Lilás, resultaram na prisão de 432 agressores e reforçaram o compromisso da corporação em proteger os direitos das mulheres.

Mais de 400 prisões em todo o estado
Ao longo do mês, a PMMG, por meio das Radiopatrulhas de Proteção à Mulher (RpPM), conduziu aproximadamente 5 mil operações de prevenção. Dessas, 432 pessoas foram presas, sendo 198 por mandados de prisão pendentes e o restante em flagrante. Todos já tinham antecedentes relacionados à violência doméstica. O maior número de prisões ocorreu em Belo Horizonte, com 32 casos.

Ações preventivas e educativas
A Operação Agosto Lilás não se limitou às prisões. As RpPMs realizaram cerca de 1.400 visitas preventivas, seguindo o Protocolo de Segunda Resposta. O foco dessas visitas era tanto as vítimas quanto os agressores. A iniciativa também incluiu a distribuição de materiais informativos, a realização de 677 palestras e 202 reuniões com instituições que compõem a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

A major Layla Brunnela, chefe do Centro de Jornalismo Policial da PM, ressaltou que as prisões reforçam a necessidade de punição para os agressores. Ela destacou que os mandados de prisão foram o resultado de uma parceria com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), que cruzou dados para identificar indivíduos com histórico de crimes, incluindo violência doméstica.

Um trabalho contínuo da PMMG
O serviço de Prevenção à Violência Doméstica (PVD) da Polícia Militar, ativo desde 2010, está presente de forma permanente em 172 municípios de Minas Gerais, enquanto outras cidades são atendidas por radiopatrulhas treinadas. Segundo a major Brunnela, a PMMG é frequentemente o primeiro contato das vítimas com as forças de segurança. Ela afirmou que 100% dos policiais são capacitados e constantemente atualizados para lidar com o tema e, principalmente, acolher as vítimas. Com informações da Agência Minas

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!