GRNEWS TV: Mão de obra carcerária é utilizada na produção de cigarros de palha na Penitenciária Dr. Pio Canedo
O GRNEWS TV vem divulgando uma série de reportagens mostrando as ações de ressocialização desenvolvidas no Complexo Penitenciário Dr. Pio Canedo, em Pará de Minas, que rendeu destaque estadual e nacional para a unidade prisional. Já apresentamos também o trabalho importante das mulheres privadas de liberdade para produzir cerca de quatro mil refeições/dia na cozinha da penitenciária.
Agora a reportagem destaca outro setor produtivo, dentro do presídio, que utiliza com mão de obra carcerária. Neste contexto, é importante citar os dados preocupantes da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve um aumento significativo do consumo de cigarro de palha entre jovens adultos de 18 a 24 anos.
O processo de produção, no entanto, nem sempre é conhecido pelos consumidores e no interior, onde o uso é ainda mais recorrente e muitos fazem seu próprio cigarro, parte dos produtos é feita contam com a colaboração de pessoas privadas de liberdade.
Em Pará de Minas, o Complexo Penitenciário Dr. Pio Canedo, mantem firme a parceria com uma empresa que coordena o trabalho na unidade, destina materiais e emprega a mão de obra carcerária.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.