OMS estima que mais de 11 milhões de crianças serão obesas até 2025; nutricionista dá dicas para alimentação saudável

Os índices de obesidade infantil vêm preocupando autoridades há anos. Dados do Ministério da Saúde, indicam que aproximadamente 33% das crianças de 5 a 9 anos estão acima do peso. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que em 2025 a obesidade atinja 700 milhões de pessoas no mundo. Destes, 75 milhões serão crianças e 11,3 milhões somente no Brasil.

Os maus hábitos alimentares são a consequência deste aumento de peso e o mais alarmante é que atrás de uma criança obesa ou com sobrepeso, existe uma família inteira nas mesmas condições, o que fica ainda mais difícil de ser controlado.

Neste 3 de junho é comemorado o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil, que quer, como o nome já diz, conscientizar as pessoas da importância de manter bons hábitos alimentares e a pratica de exercícios físicos. O problema não é apenas estético e sim de saúde, pois o sobrepeso e a obesidade ocasionam outros problemas mais graves.

Sobre o assunto o Portal GRNEWS conversou com a nutricionista Fernanda Medina. A profissional garante que a data serve como alerta que a obesidade é uma doença que atinge dos menores aos mais velhos. Lembra ainda que o tratamento ainda criança favorece melhores hábitos no futuro:

Fernanda Medina
fernandamobesinf1


A nutricionista lembra que a criança vai comer o que vê o adulto comer e o que tem em casa. Se ela tem acesso a hábitos saudáveis, melhor será sua alimentação.

Os pais também não precisam proibir todos os alimentos mais calóricos ou considerados errados para a idade. Mas é importante não ter este tipo de alimentação em casa:

Fernanda Medina
fernandamobesinf2

Quem tem criança em casa sabe que nem sempre é possível controlar aquela fome que eles sentem do nada. Neste período de isolamento domiciliar então, a situação é quase que incontrolável. Muitas mães tem reclamado que os filhos só sabem comer enquanto estão dentro de casa.

A internet será de grande ajuda neste momento. Especialmente nas redes sociais há várias dicas de receitas saudáveis e que dá inclusive pra fazer com ajuda das crianças:

Fernanda Medina
fernandamobesinf3

E deixa claro que a criança aprende com exemplos diários:

Fernanda Medina
fernandamobesinf4

Entre as principais doenças causadas pelo sobrepeso e a obesidade estão as doenças silenciosas, o que é ainda mais perigoso, como as cardiovasculares e o diabetes. Medidas preventivas são essenciais e a família toda deve se empenhar.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!