Construção da adutora do Rio Pará alcança 60% e novos trabalhadores serão contratados em breve

Os paraminenses aguardam com ansiedade a conclusão da construção da adutora que liga a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Águas de Pará de Minas ao Rio Pará, afastando de vez a possibilidade um novo racionamento ou rodízio de abastecimento na cidade.

Há alguns anos Pará de Minas sofreu com a falta d’água, resolvida em 2015 com a chegada da concessionária que investiu em um ponto de captação no Rio Paraopeba.

Mas o rio foi contaminado pelos rejeitos de minério após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em janeiro de 2019, e desde então o município é abastecido pelos mananciais, córregos e ribeirões.

A prefeitura conseguiu junto ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), através da Comarca de Pará de Minas, firmar um Termo de Compromisso com a Vale S.A., responsável pela barragem que se rompeu. Nele, várias medidas deverão ser tomadas pela mineradora para garantir o abastecimento contínuo na cidade.

Entre eles, está a construção de uma adutora no Rio Pará. O ponto de captação no rio começou a ser instalado em outubro e a obra foi dividida em três pontos, pois são 47 quilômetros de extensão.

A vazão a ser captada no local é de 284 l/s, ou seja, mais de um milhão de litros de água a cada hora. Mesma vazão captada anteriormente no Paraopeba, hoje poluído, cuja água é imprópria para consumo humano e animal.

A Vale investirá R$ 134 milhões na adutora e deve entregar ao Município em julho de 2020, para ser operada pela concessionária responsável pelo abastecimento.

A reportagem do Portal GRNEWS conversou nesta terça-feira (3) com funcionários da Vale, que estavam na cidade apresentando ao prefeito Elias Diniz (PSD) como andam as obras. Eles não gravaram entrevista, mas um dos diretores da mineradora garante que a construção da adutora segue conforme o cronograma, mesmo neste período chuvoso.

Cerca de 500 pessoas trabalham diretamente na obra que já alcançou 60% do projeto. Mais 100 trabalhadores devem ser contratados nas próximas semanas para acelerar a obra, e a expectativa é que seja entregue no tempo previsto.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!