Pará de Minas continua na Onda Amarela e Comitê decide que aulas não serão retomadas

O Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19 de Pará de Minas, criado em março para tomada de decisões referente ao novo coronavírus, voltou a se reunir na tarde desta sexta-feira, 2 de outubro. Há meses os membros não se reuniam pois desde que o Município aderiu ao Minas Consciente, as decisões eram tomadas baseadas nas sugestões e deliberações do governo estadual.

Mas em setembro uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) cassou a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que determinou que todos os municípios mineiros deveriam seguir ao plano estadual. Agora, cabe a cada cidade fazer a adesão ao Minas Consciente ou simplesmente ter as resoluções estaduais como exemplo para determinar o que abre ou fecha no município.

Pará de Minas decidiu se manter no plano Minas Consciente e na mesma semana, a cidade que estava Onda Verde, onde quase tudo permanece aberto, passou para a Amarela, quando alguns setores tiveram que restringir o acesso de clientes. Mas apesar de regredir da Onda Verde para a Onda Amarela, Pará de Minas não cumpre regras do plano Minas Consciente.

Nesta semana a Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou o novo relatório do Minas Consciente, e tanto a macrorregião como a micro de Pará de Minas permanecem na Onda Amarela.

ASCOM Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Na reunião do Comitê foram discutidos a permanência no plano e a retomada das aulas em Pará de Minas. A cidade continua no plano do Governo de MG, como reafirma o procurador-geral do Município Hernando Fernandes da Silva:

Hernando Fernandes da Silva
hernferndecretomc1

Quanto ao retorno das aulas, o Governo de MG liberou o funcionamento das escolas localizadas em municípios enquadrados na Onda Verde. Como Pará de Minas está na Amarela, as instituições de ensino não voltam a funcionar neste momento, conforme decisão do Comitê:

Hernando Fernandes da Silva
hernferndecretomc2

Hernando Fernandes da Silva deixa claro ainda que o Comitê só tomará alguma providência quando a microrregião for enquadrada na Onda Verde. Mas isto só acontecerá após avaliações e conversas com representantes de órgãos, instituições e pais de alunos:

Hernando Fernandes da Silva
hernferndecretomc3

O Decreto Municipal 11.289 foi publicado na tarde desta sexta-feira, 2 de outubro, e delibera sobre o funcionamento de setores em Pará de Minas. Como a cidade está na Onda Amarela, devem suspender as atividades teatros, cinemas, eventos, turismo, atividades esportivas, culturais e ambientais.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!