Documentário celebra a tradição da arte ceramista em Pará de Minas

O documentário Terra viva: a arte ceramista em Pará de Minas será lançado nesta quarta-feira, 3 de setembro, com o objetivo de valorizar um dos patrimônios imateriais do município. O filme, que aborda a tradição da cerâmica local, terá exibição gratuita às 7h30, no auditório da Escola Municipal Professora Amélia Guimarães (CAIC).

Éden Bahia de Camargos/Divulgação

Reverência à tradição e à natureza
A produção, idealizada e dirigida pela jornalista Éden Bahia de Camargos, foi viabilizada pela Lei Aldir Blanc. O documentário foi construído com base em pesquisas históricas, entrevistas e imagens de acervos públicos e privados, destacando a arte ceramista como uma expressão cultural que une a memória e a identidade da cidade.

Éden Bahia ressalta que a arte ceramista é um ofício que construiu suas próprias tradições, perpetuando um legado que mantém viva a conexão com a terra e com o espírito criativo. O documentário conta com depoimentos de artistas e profissionais da área, incluindo gravações históricas de Raimundo Nogueira de Faria, conhecido como Sica, considerado o precursor da cerâmica em Pará de Minas.

Éden Bahia de Camargos/Divulgação

A arte ceramista é um bem imaterial do município tombado desde 2010 por seu valor histórico, simbólico e cultural. A salvaguarda desse patrimônio é realizada pela Escola Municipal de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria (Sica).

Para garantir a acessibilidade, o documentário contará com legendas descritivas (Closed Caption), permitindo que pessoas surdas ou com deficiência auditiva possam desfrutar do conteúdo. Com informações da jornalista Éden Bahia de Camargos

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!