Convenções partidárias começam em Pará de Minas e Justiça Eleitoral esclarece sobre evento online ou presencial

Com a alteração na data do primeiro turno das eleições deste ano para 15 de novembro, o calendário eleitoral também sofreu algumas mudanças. Os partidos têm até 16 de setembro para definir os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. A Justiça Eleitoral estima que em 2020, 500 mil registros de candidaturas sejam confirmados em todo o país.

São as chamadas convenções partidárias que devido à pandemia do novo coronavírus também poderão ser realizadas de forma online, por videoconferência por exemplo.

Além de realizar a convenção pela internet, as atas, listas de presença e cadastro dos candidatos também podem ser entregues de forma online para a justiça. O objetivo é evitar aglomeração e saídas desnecessárias.

O promotor eleitoral designado para este pleito na Comarca de Pará de Minas é Renato Vasconcelos, que conversou com a reportagem do Portal GRNEWS e falou sobre as convenções. As próximas semanas serão de decisões importantes, como ele salientou.

Ainda não há uma decisão definitiva sobre como as convenções devem acontecer, mas sabe-se que mesmo que seja presencial, os organizadores devem seguir as medidas recomendadas pelos órgãos de saúde:


Renato Vasconcelos
renavasconconvenpart1

Lembra ainda que os servidores do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) continuam trabalhando em home office, mas deixa claro que os partidos, ao menos por enquanto, poderão escolher a melhor forma de realizar as convenções:

Renato Vasconcelos
renavasconconvenpart2

As convenções devem ser realizadas até o dia 16 de setembro. Já a documentação exigida pela Justiça Eleitoral deve ser entregue até 26 de setembro. Após receber os requerimentos, a justiça valida e encaminha à Receita Federal que emitirá o CNPJ. A partir disto os candidatos podem abrir conta corrente da campanha e iniciar a arrecadação de recursos a partir de 26 de setembro.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!