IEF prepara mudas para doação aos proprietários rurais da região de Pará de Minas

É durante a Primavera, estação que teve início em 23 de setembro, que o Instituto Estadual de Florestas (IEF) fica cheio. Muita gente vai até o viveiro, localizado em Pará de Minas na Rua Doutor Higino, Centro, buscar uma muda de árvore. Com a chegada das chuvas vem também o momento perfeito para deixar as propriedades rurais repletas de novas árvores.

Especialmente quem mora e trabalha na zona rural, vai até o local, para conseguir mudas para reflorestamento ou para plantar próximo aos rios e lagos. Por isso é preciso ter bem definido o local onde pretende colocar as mudas, já que cada situação exige uma espécie diferente.

Para reflorestamento, por exemplo, são necessárias mudas de plantas nativas, como ipês amarelo e roxo, jatobá, angico vermelho, cedro e aroeira.

Já para a mata ciliar, são três etapas. Primeiro vem a pioneira, que é a planta que fica na beira do rio protegendo a água. Nesta são plantados pés de amora e ingá. A árvore secundária protege a pioneira e são pés de manga e pitanga, por exemplo. Em seguida vem a etapa conhecida como tardia. Esta protege a secundária e são mudas de angico, ipê e jacarandá.

O auxiliar ambiental do IEF Milton Santana, explica que este é um período movimentado no órgão:

Milton Santana
miltonsantanamudas20191


Cada produtor rural tem direito a 50 mudas disponibilizadas pelo IEF. Pra isso deve procurar a sede do órgão para fazer os pedidos:

Milton Santana
miltonsantanamudas20192

O viveiro de mudas do IEF fica na Rua Doutor Higino, Centro de Pará de Minas, ao lado da Escola Municipal de Artes e Ofícios Sica.

Já o escritório está instalado no antigo prédio da Unincor, na Rua José Bahia Capanema, bairro João Paulo II, no 3º andar. O imóvel está localizado atrás do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!