Calor faz aumentar número de afogamentos e Corpo de Bombeiros dá dicas de prevenção
Estamos na Primavera e o Verão terá início em 22 de dezembro. Apesar disso o calor aumenta a cada dia na região de Pará de Minas. Na tentativa de amenizar o tempo quente muitas pessoas logo pensam em se refrescar nos clubes, balneários, rios e lagos. Uma desculpa também para levar a família para um dia diferente e claro, divertido.
Porém, a diversão pode se tornar um perigo se o banhista não tomar alguns cuidados. Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, nesta época do ano o número de afogamentos aumenta em quase 30% quando comparado a outros meses do ano. Só em 2018, mais de 600 ocorrências envolvendo este tipo de acidentes foram registradas no estado.
Para que todos se divirtam com segurança, a reportagem do Portal GRNEWS procurou a 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar Minas Gerais (CBMMG) em busca de orientações preventivas. Quem repassa as dicas para evitar riscos de afogamentos é o comandante, capitão Lucas Ribeiro Maia:
Lucas Ribeiro Maia
lucasribeiroafog1
Capitão Maia lembra ainda que é importante não consumir bebidas alcoólicas e nem comer demais, pois isso aumenta os riscos. Quanto aos rios é preciso ficar atento às correntezas, mesmo que elas não sejam vistas diretamente:
Lucas Ribeiro Maia
lucasribeiroafog2
Já em relação às crianças o cuidado é redobrado. A primeira coisa é identificar com um crachá contendo o nome e telefone. Depois não esquecer as boias e até mesmo o colete salva-vidas. É importante também nunca estar sozinho:
Lucas Ribeiro Maia
lucasribeiroafog3
Capitão Maia faz um alerta também aos clubes, para que contratem monitores e salva-vidas, pois a responsabilidade recai sobre a empresa caso algo aconteça:
Lucas Ribeiro Maia
lucasribeiroafog4
Outra dica do Corpo de Bombeiros é caso veja alguém se afogando, o mais correto é buscar ajuda de um serviço de emergência. Caso não tenha capacitação para o salvamento, a orientação é ligar imediatamente no número 193.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.