Campanha de vacinação contra a Febre Aftosa pretende imunizar até 60 mil animais na região de Pará de Minas


Começou nesta quinta-feira desta semana, 1º de novembro, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Todos os produtores de Minas Gerais deverão imunizar os rebanhos.

A vacinação será para bovinos e bubalinos de zero a 24 meses. O proprietário que não imunizar os animais estará sujeito a multa de R$ 81,25 por cabeça não vacinada. A expectativa desta vez é alcançar cerca de 9,5 milhões de animais.

A meta do Ministério da Agricultura é começar a retirada da vacinação do rebanho contra a febre aftosa no país em 2021. Minas Gerais possui o segundo maior rebanho de bovinos do país, com cerca de 23,6 milhões de animais.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o responsável pelo gerenciamento e fiscalização da campanha junto aos produtores rurais. O último registro de febre aftosa em Minas Gerais ocorreu em 1996.

O IMA estabelece que os produtores rurais proprietários de 150 ou mais bovinos ou bubalinos deverão declarar a vacinação do seu rebanho contra a febre aftosa exclusivamente pelo site do órgão.

Para os produtores que tem plantel com até 150 animais a declaração poderá ser feita pela internet ou presencialmente em uma unidade do Instituto.

Lucas Silva Jardim, chefe do escritório do IMA em Pará de Minas, informa que as revendas de vacinas já estão autorizadas a comercializar as doses. A campanha vai até o dia 30 de novembro e a expectativa é vacinar entre 55 e 60 mil bovinos na região:

Lucas Silva Jardim
lucas_jardim_aftosa1

A vacina contra a febre aftosa deve ser conservada em uma caixa de isopor e gelo até o momento da aplicação. Qualquer produtor ou colaborador pode aplicar a dose no rebanho e foram agendadas algumas vacinações assistidas por fiscais do IMA:

Lucas Silva Jardim
lucas_jardim_aftosa2

As declarações da vacinação contra a febre aftosa poderão ser feitas pelo site do IMA acessando AQUI.  Outra opção é acessar o Portal do Produtor.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!