E-commerce ganha a preferência dos consumidores e Procon dá dicas de como comprar com segurança

A pandemia do novo coronavírus impulsionou um mercado que já estava em crescente expansão: o e-commerce. As vendas pela internet cresceram consideravelmente como mostrou uma pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic).

Foram avaliados os hábitos online de 100 milhões de usuários maiores de 16 anos entre junho e julho de 2020. Se em 2018 39% das mulheres compravam pela internet, atualmente o número subiu para 70%. A classe média-baixa também passou a comprar mais pela internet, passando de 37 Para 64% de aumento.

De modo geral, o que mais se comprou pela internet foi comida, seguido de roupas, calçados e equipamentos, cujas compras alcançaram 50% de vendas em e-commerce.

Ainda em junho o Portal GRNEWS foi às ruas saber como seriam as compras dos paraminenses no Dia dos Namorados. A maioria decidiu que iria comprar pela internet, pela facilidade na entrega e preço.

No Dia das Crianças tudo indica que boa parte das compras também devem ser online. em várias situações o produto sai mais barato, há promoções e outras facilidades, além dos consumidores terem se acostumado a adquirir produtos pela internet. Hoje tudo está na palma da mão por causa dos smartphones.

Mas ao comprar é preciso cuidado. Como não é possível pegar, observar o produto, o consumidor deve ter atenção em relação ao site onde está comprando, como explica o coordenador do Procon de Pará de Minas Bruno Soares de Souza:

Bruno Soares de Souza
brunosscompcria1

Atenção também com os dados pessoais repassados a quem não conhece. Se a compra for feita em redes sociais então, todo cuidado é pouco:

Bruno Soares de Souza
brunosscompcria2

Bruno Soares de Souza também destaca a importância do consumidor fazer muitas perguntas para saber se de fato a empresa é confiável. Além disso, buscar outras informações como em sites especializados em notas e atendimentos:

Bruno Soares de Souza
brunosscompcria3

Assim que receber o produto pela internet, é preciso testar imediatamente para saber se ele funciona ou está em perfeitas condições de uso. Em caso situação há um prazo para devolução, ressarcimento ou troca:

Bruno Soares de Souza
brunosscompcria4

Outra dica importante do coordenador do Procon de Pará de Minas é por reunir todo tipo de documento e informação durante a compra, para caso haja algum problema, o consumidor consiga comprovar a situação. Guarde bem a nota fiscal, tire fotos e faça vídeos da compra, do site e do produto adquirido, desde o início da compra ao acessar o site até o recebimento.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!