Prazo para regularizar situação perante a Justiça Eleitoral e evitar o cancelamento do título está acabando

Quem não votou nem justificou a ausência nas urnas nas últimas três eleições, sendo que cada turno é considerado um pleito, tem até o dia seis de maio para procurar a Justiça Eleitoral e evitar o cancelamento do título.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral mais de 2,6 milhões de pessoas estão em situação irregular e devem procurar o cartório mais próximo levando um documento oficial com foto, comprovante de residência e o título eleitoral. Além disso, paga uma multa por eleição em que ele não compareceu.

Para consultar a situação, o eleitor pode entrar no Portal do Tribunal Superior Eleitoral e informar nome completo e data de nascimento. Os cartórios regularizam a situação desde sete de março e é importante ficar atento ao prazo final como explica o chefe do Cartório Eleitoral de Pará de Minas Luiz Antônio Gabriel:

Luiz Antônio Gabriel
luizantonio_titulo1


Quem não puder comparecer ao Cartório Eleitoral até a data limite, pode pedir a um parente mais próximo para regularizar a situação. É preciso levar os documentos do eleitor e pagar a taxa no banco ou casa lotérica. Em seguida comparecer novamente ao cartório para dar baixa no sistema:

Luiz Antônio Gabriel
luizantonio_titulo2

Quem não regularizar a situação pode ter o título cancelado e com isso sofre várias consequências como não tirar o passaporte, não receber salário caso seja funcionário público e não pode participar de uma concorrência pública.

Além disso, o eleitor irregular não consegue empréstimo, nem se matricular em instituições de ensino ou ser nomeado em concurso público.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!