Retomada de construção do novo fórum de Pará de Minas segue indefinida; obra seria inaugurada este ano

A Comarca de Pará de Minas, que inclui o município e as cidades de Florestal, Igaratinga, Onça de Pitangui, Pequi, São Gonçalo do Pará e São José da Varginha, sonha há anos com um novo fórum. Hoje o Fórum Desembargador Pedro Nestor funciona na área central da cidade, porém o imóvel é antigo e mesmo com adaptações já não suporta mais a movimentação, que é grande e intensa.

Por isso, em janeiro de 2019 foi apresentado o projeto do novo fórum da Comarca, cujas obras iniciaram poucos dias depois desta apresentação.  À época, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Nelson Missias de Morais anunciou o início da construção, apresentou como será o novo fórum e ainda deu uma boa notícia para o judiciário. A comarca é agora entrância especial onde os serviços podem ser ampliados.

O novo fórum terá cinco pavimentos com capacidade para abrigar nove varas, Juizado Especial e Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (Cejusc). Localizado na avenida Cândido Portinari no bairro Cores de Minas, o imóvel vai abranger 7.050 m².


Com previsão de inauguração em dezembro deste ano, o novo fórum ficará pra depois. A Master Construtora e Incorporadora Eireli venceu a licitação realizada pelo TJMG e receberia R$ 22.123.768,41. Porém, meses após o início das obras, em setembro, a empreiteira foi afastada.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais rompeu o contrato com a empreiteira responsável. Segundo o TJMG o motivo seria o descumprimento de cláusula contratual.

Em dezembro de 2019 o Portal GRNEWS apurou que o TJMG havia solicitado que as empresas remanescentes do processo licitatório, caso houve interesse, assumissem a obra. Porém nenhuma delas aceitou a proposta.

Outra licitação será realizada segundo o TJMG, que garantiu estar tomando providências para a abertura de novo edital de licitação para reiniciar as obras, porém, sem data prevista, como afirmou ao Portal GRNEWS, na sexta-feira, 28 de fevereiro, o Centro de Imprensa (CEIMP) do Tribunal de Justiça.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!