Muitos aproveitam o verão para se refrescar em rios, lagos e piscinas fazendo aumentar riscos de afogamentos

A chegada da forte onda de calor faz com que milhares de pessoas procurem se refrescar em lagoas, rios, cachoeiras e piscinas. As famílias aproveitam as férias da escola e do trabalho também para viajar.

Sempre é necessário relembrar algumas dicas de segurança para todos os banhistas. A primeira dica é sempre conhecer detalhadamente o local antes de mergulhar e nadar, especialmente em rios.

Os pais e responsáveis devem redobrar a atenção com as crianças. O ideal é procurar um local que conta com o trabalho de uma equipe especializada de salva vidas.

Tenente Cleyton Batista de Jesus, comandante do Corpo de Bombeiros em Pará de Minas, alerta para alguns cuidados básicos que precisam ser tomados. Um deles é observar placas de sinalização sobre riscos e a profundidade do corpo d’água:

Tenente Cleyton Batista de Jesus
clayton_batista_jesus_afogamentos1


Não é recomendado o uso de bebidas alcoólicas durante a prática da natação, pois diminui os reflexos até mesmo de bons nadadores. Os números mostram que a grande maioria dos afogamentos acontece por causa do álcool:

Tenente Cleyton Batista de Jesus
clayton_batista_jesus_afogamentos2

O resgate de pessoas que estiverem se afogando deve ser feito apenas por socorristas devidamente treinados. Caso contrário a vítima pode morrer e também afogar aquele que estiver tentando salvá-la:

Tenente Cleyton Batista de Jesus
clayton_batista_jesus_afogamentos3

Em caso de afogamento é importante acionar a equipe de resgate do Corpo de Bombeiros Militares pelo telefone 193 ou dos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo 192.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!