GRNEWS TV: Vice-prefeito Luiz Lima fala sobre gestão, servidores e perspectivas para 2026 em Pará de Minas
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, o vice-prefeito de Pará de Minas, Luiz Lima, fez um balanço do primeiro ano da atual gestão e falou sobre o período de adaptação ao Executivo.
Transição do Legislativo para o Executivo marcou 2025
Como ex-vereador, Luiz Lima, ressaltou que a mudança de função exigiu uma nova postura, deixando o papel de solicitante para assumir a responsabilidade direta pela execução de obras e políticas públicas. Segundo Luiz Lima, 2025 foi um ano de intenso aprendizado, marcado também pela autonomia concedida pelo prefeito Inácio Franco para assinar atos oficiais em nome do município.
Finanças, diálogo político e servidores
Luiz Lima demonstrou preocupação com a saúde financeira da Prefeitura e comentou os impactos da reforma tributária. Ele destacou a importância do diálogo com a Câmara Municipal, lembrando que, no fim de 2025, projetos considerados relevantes para o Executivo, como os que previam reajustes na taxa de coleta de lixo e no IPTU, foram derrubados pelos vereadores. Sobre os servidores, confirmou que haverá reajuste salarial pelo IPCA, fixado em 4,26%, enquanto o auxílio-alimentação deve permanecer em R$ 250. O vice-prefeito também afirmou que o concurso público municipal está previsto para o primeiro semestre, embora o número de vagas ainda não tenha sido divulgado. Atualmente, o município conta com mais de 4 mil servidores, entre efetivos, contratados e terceirizados.
Obras, saúde e segurança pública
Entre as várias obras em andamento, Luiz Lima destacou a construção de Unidades Básicas de Saúde nos bairros JK e São Pedro, que devem ampliar o acesso à saúde pública. Ele também responde questionamentos sobre a situação das pessoas com fibromialgia, que apontaram falhas no atendimento na rede pública de saúde. Disse ocorreu encerramento de contratos no fim do ano, mas afirmou que uma nova equipe será ser treinada para resolver o problema. Em relação à Guarda Civil Municipal, ponderou que antes de discutir o armamento da corporação é necessário avançar em etapas como plano de cargos, estatuto e estrutura administrativa. Ele lembrou, porém, que os agentes já tiveram um avanço importante com a aprovação do adicional de risco de 30%.
Expectativas para 2026
Por fim, Luiz Lima ressaltou a importância da comunicação e do planejamento para garantir uma gestão organizada. Apesar das incertezas econômicas, disse estar confiante de que Pará de Minas pode avançar de forma significativa em 2026.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

