Brasileiras disputam o trono do futebol continental no prêmio Rainha da América

O prestigiado jornal uruguaio El Pais anunciou as finalistas que concorrem ao título de melhor jogadora das Américas em 2025. O Brasil domina a lista com a presença da experiente atacante Marta, do Orlando Pride, e da meia Gabi Zanotti, estrela do Corinthians. As brasileiras enfrentam a concorrência da jovem promessa paraguaia Cláudia Martínez, do Olímpia. O veredito, definido por votos de jornalistas de todo o continente, será revelado no dia 31 de dezembro.

Protagonismo das veteranas do Brasil
Gabi Zanotti, atual detentora do troféu, chega com força para defender seu posto após uma temporada brilhante pelo Corinthians. Aos 40 anos, a meia foi a artilheira das “Brabas” com 19 gols, sendo peça fundamental na conquista do hexacampeonato da Libertadores e do sétimo título brasileiro do clube. Já Marta, aos 39 anos, reafirmou sua majestade ao liderar a Seleção Brasileira no título da Copa América, realizada no Equador. Eleita a melhor atleta da competição, a camisa 10 marcou dois gols na final e segue no topo do futebol mundial, figurando também entre as indicadas à Bola de Ouro deste ano.

A revelação paraguaia no caminho
A disputa ganha um elemento de renovação com a indicação de Cláudia Martínez. Com apenas 17 anos, a atacante do Olímpia foi o grande destaque do Paraguai em 2025, brilhando tanto nas categorias de base quanto no time principal. Martínez encerrou a Copa América como artilheira, com seis gols, dividindo o posto com a brasileira Amanda Gutierrez. Seu desempenho meteórico no cenário sul-americano a coloca como uma forte candidata a quebrar o favoritismo das brasileiras na premiação.

Retrospecto e o cenário masculino
Desde a criação da categoria feminina em 2021, o Brasil tem mostrado soberania, vencendo três das quatro edições realizadas até aqui. No âmbito masculino, o tradicional prêmio Rei da América não conta com brasileiros entre os finalistas de 2025. Contudo, o futebol nacional está representado pelo uruguaio Arrascaeta, do Flamengo, que disputa o troféu contra os argentinos Adrián Martínez e Lionel Messi. A decisão de ambos os prêmios encerra o calendário esportivo do continente com grande expectativa. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!