MEC mira 100% do Brasil com escolas de tempo integral até 2026
O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu a ambiciosa meta de expandir o ensino integral para todos os territórios do país na educação básica até 2026. A cobertura atual do modelo está próxima de 90%, e a pasta planeja definir a estratégia de consolidação da expansão ainda em dezembro deste ano.
Em entrevista à Agência Brasil, a secretária de Educação Básica do MEC, Katia Schweickardt, destacou que a ampliação do tempo na escola é apenas o ponto de partida. Outras prioridades, como a melhoria da alfabetização e o acesso à tecnologia, também estão no centro da agenda educacional do governo.
Qualidade e infraestrutura para o ensino integral
De acordo com a regulamentação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a matrícula em tempo integral deve ter, no mínimo, sete horas diárias por cinco dias na semana, totalizando 35 horas semanais.
Para Katia Schweickardt, a qualidade do ensino oferecido nessas vagas é o passo subsequente. A educação integral, conforme a secretária, requer uma abordagem multifacetada:
Formação Docente: É crucial ter professores qualificados para cada componente curricular, mas que também se permitam aprender em colaboração com os colegas.
Infraestrutura Adequada: As unidades de ensino precisam estar devidamente equipadas, com espaços disponíveis para atividades como teatro, música, lazer e esporte.
A secretária defendeu ainda a intersetorialidade como fundamental para o programa, garantindo que a prática educacional vá além dos muros escolares. Assim como a escola foi um ponto de apoio essencial durante a pandemia (cuidando da saúde, informando e acolhendo), outras áreas do governo (saúde, cultura e esporte) devem fornecer suporte. Essa colaboração deve ocorrer de maneira integrada no próprio território.
Outro ponto de atenção é a necessidade de adaptar o currículo, a programação e as metodologias de ensino-aprendizagem às particularidades e riquezas de cada região do Brasil.
Metas em alfabetização, tecnologia e novos programas
O MEC também persegue resultados concretos em outras frentes prioritárias para os próximos anos:
Alfabetização: A expectativa do ministério é que 64% das crianças atinjam a alfabetização na idade correta, dependendo dos resultados dos exames nacionais.
Acesso à Internet: A meta é alcançar 80% das escolas brasileiras com conexão para fins pedagógicos até o final de 2026. Atualmente, esse percentual está em 64%.
Pé-de-Meia: O MEC trabalha para consolidar o Programa Pé-de-Meia como uma política educacional de Estado, desvinculando-o da visão exclusiva de um incentivo financeiro. O objetivo é garantir que o aluno do Ensino Médio não apenas receba o benefício, mas que “esteja aprendendo, que passe de ano, que queira ir adiante”.
Toda Matemática: O Compromisso Nacional Toda Matemática, lançado em outubro, será uma das políticas prioritárias em 2026, com o objetivo de integrar as redes de ensino de forma semelhante ao pacto pela alfabetização na idade certa.
A secretária Katia Schweickardt participou do encontro Educação Integral Impacto Real, organizado pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Instituto Natura e Instituto Sonho Grande (ISG). Com informações da Agência Brasil


