Pará de Minas celebra cultura negra com lançamento de protocolo antirracismo, Desfile de Beleza Afro e Marcha das Mulheres Negras
A Semana da Consciência Negra de Pará de Minas começa na próxima segunda-feira, dia 17, com uma programação ampla e diversificada que se estende até a sexta-feira, dia 21. Durante os cinco dias, histórias e expressões que celebram a cultura negra e fortalecem a luta contra o racismo estarão em evidência em eventos planejados pela Prefeitura de Pará de Minas, por meio das Secretarias de Cultura e Comunicação Institucional e a pasta da Educação, em parceria com o Grupo Dandara. A programação inclui palestras, apresentações culturais, lançamento de livro, um Desfile de Beleza Afro e a 1ª Marcha das Mulheres Negras de Pará de Minas.
Arte e cultura como ferramenta de humanidade
A secretária municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Isabel Faria, comenta a importância da Semana da Consciência Negra e destaca que a temática já vem sendo trabalhada pela pasta desde o início do ano com a “Estação Afro”.
Isabel Faria ressaltou que a arte é um caminho essencial para que a população negra possa mostrar seu trabalho, manifestar e reivindicar sua humanidade, narrando suas histórias, alegrias e tristezas.
A programação de 17 a 21 de novembro trará mais cultura, mostrando o que já foi feito ao longo do ano, além de lançamentos de livro e novos projetos, como a primeira marcha da mulher negra da cidade. A semana será iniciada com a palestra da advogada criminalista Zaira Pereira, que abordará questões da mulher negra e da Consciência Negra:

Isabel Faria
sncisabel1
Lançamento de protocolo de enfrentamento ao racismo
O secretário municipal de Educação, Marcos Aurélio dos Santos, informou o lançamento do Protocolo de Prevenção e Enfrentamento ao Racismo. O lançamento acontecerá na abertura da Semana, na segunda-feira, dia 17, às 19 horas, no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida.
Marcos Aurélio explicou que este protocolo é uma exigência do programa do Governo Federal, por meio da Política Nacional de Equidade da Educação Étnico-Racial e da Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e do Valor Anual por Aluno por Resultados (VAAR), uma condicionante para o município receber recursos para a educação:

Marcos Aurélio dos Santos
sncmarcos1
O protocolo foi construído a várias mãos, com a participação da Secretaria de Cultura, do Grupo Dandara, de representantes da comunidade negra e outros.
Ele dará rumo e direcionamento através da construção de uma cartilha para todos os profissionais da educação.
O objetivo é que os professores possam trabalhar o tema em sala de aula de forma segura, visando o combate permanente e incisivo à discriminação e ao racismo.
O secretário garantiu que a Secretaria de Educação será “parceira permanente” da Secretaria de Cultura em todas as ações.
Detalhes da 1ª Marcha da Mulher Negra e Desfile de Beleza Afro
A Coordenadora do Grupo Dandara, Cida Penha, divulgou a realização da 1ª Marcha da Mulher Negra de Pará de Minas. O evento ocorrerá na quinta-feira, dia 20 (Dia da Consciência Negra e feriado), a partir das 8 horas.
A marcha será uma celebração, e não uma manifestação, sem intenção de tumulto.
A concentração será na Praça Afonso Pena.
O percurso passará pela Rua Benedito Valadares, seguirá pela Rua do Rosário e será encerrado na Praça Melo Viana.
Participarão diversos grupos de matriz africana, o Grupo Dandara, as Cantadeiras do Engenho, Grupos de Capoeira, Candomblés, LGBTQIA+ e muitos outros.
Cida Penha destacou que o evento só é possível pela parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, que acolheu e apoiou o trabalho da cultura negra:

Cida Penha
snccida1
A artista Andréia Bessa, também integrante dos grupos Dandara e Cantadeiras de Engenho, detalhou o Desfile de Beleza Afro, que será realizado na sexta-feira, dia 21, às 19h30, no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida.
Este será o sétimo desfile do Grupo Dandara, mas será a primeira vez que o evento acontece no Teatro Municipal da cidade.
O desfile mostrará a beleza da vestimenta, maquiagem e turbantes da cultura afro.
Contará com a participação de mulheres, homens, crianças e idosos, representando a diversidade da cultura:

Divulgação/Prefeitura de Pará de Minas
Andréia Bessa
scnandreia1
Andréia Bessa classificou o evento como um “espetáculo” e fez um convite: “Quem vier tem certeza que vai amar um evento diferente onde mostra beleza mesmo, quem vier vai encher os olhos de encanto”.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.


