GRNEWS TV: José Hermano fala sobre ações climáticas, COP30, mineração, Sisema, ESG, desafios ambientais e do agronegócio em Nova Serrana
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, José Hermano Oliveira Franco, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Nova Serrana, falou sobre COP 30, escândalo da mineração e Sisema em MG, desafios ambientais e do agronegócio em Nova Serrana, entre outros temas.
Plano climático com alcance internacional
O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Nova Serrana, José Hermano Oliveira Franco, destacou que a cidade está entre os poucos municípios mineiros que já elaboram um Plano de Ação Climática. O projeto, desenvolvido em parceria com a UFMG, Governo de Minas e a Embaixada da França, busca alinhar a região a práticas de sustentabilidade que serão debatidas na COP 30, programada para Belém (PA).
Desafios em Minas e o escândalo da mineração
José Hermano também comentou o desmonte do sistema ambiental em Minas Gerais e o impacto do recente escândalo da mineração. Segundo ele, é preciso conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental com maior rigor, valorizando as compensações ambientais e provando que é possível gerar renda preservando recursos naturais.
Sustentabilidade no setor produtivo
O secretário lembrou ainda que os critérios ESG (Ambiental, Social e Governança) deveria se tornar exigência nas empresas, impulsionando práticas mais responsáveis, mas nem todas colocam isso em prática.
Em Nova Serrana, conhecida como a capital mineira do calçado, os desafios incluem desde a ausência de um aterro sanitário até a necessidade de adequações no agronegócio. Para José Hermano, a busca por equilíbrio entre crescimento e responsabilidade ambiental será decisiva para que o município avance rumo a um futuro sustentável.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

