Mudanças nas regras de hospedagem garantem mais transparência

O Ministério do Turismo (MTur) implementou novas regras que alteram os procedimentos de check-in e check-out em hotéis e outros meios de hospedagem no Brasil. A medida, que entrará em vigor em 15 de dezembro, visa trazer maior previsibilidade e transparência para os consumidores. A principal mudança é a padronização da diária, que deverá corresponder a um período de 24 horas.

Os estabelecimentos, agências de turismo e plataformas digitais deverão informar previamente aos hóspedes sobre os horários de entrada e saída. A nova regulamentação também permite a cobrança de taxas extras para check-in antecipado ou check-out tardio, desde que o hóspede seja informado com antecedência.

Mais clareza e modernização no registro
Para garantir a qualidade dos serviços, a norma define um tempo de até três horas para a arrumação e limpeza dos quartos, um serviço que já deve estar incluído no valor da diária. O hóspede tem o direito de ser informado sobre o tempo estimado para essa higienização e pode, inclusive, dispensar o serviço de arrumação, desde que essa escolha não comprometa a segurança e as condições sanitárias do local.

Além das novas regras para as diárias, o MTur criou a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato digital. A plataforma online moderniza o processo de check-in, permitindo o preenchimento de informações básicas por QR Code ou link e desburocratizando a entrada nos hotéis. Essa modernização também contribui para a coleta de dados sobre o fluxo de turistas, auxiliando no planejamento e na criação de estatísticas em tempo real sobre o setor. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!