Temporada de primavera com calor e ar seco no Brasil

Com a chegada da nova estação, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais prevê pouca chuva em algumas regiões e alerta para a possível formação do fenômeno La Niña. A primavera, que começou na tarde de ontem, 22 de setembro, e segue até 21 de dezembro, traz consigo a previsão de chuvas irregulares pelo país. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), algumas áreas do Centro-Oeste, Sudeste e litoral nordestino podem ter chuvas acima da média, enquanto o sul da Região Norte e o interior do Nordeste devem enfrentar estiagem.

La Niña no horizonte
O Inpe também informou sobre a possibilidade de um novo episódio do La Niña, um fenômeno climático que pode influenciar a distribuição das chuvas. No entanto, o instituto ressalta que, se o fenômeno ocorrer, a expectativa é de que seja de curta duração e com pouca intensidade. O alerta reforça a importância de monitorar as previsões e tomar precauções em áreas de risco para inundações e deslizamentos de terra.

Transição e benefícios
A primavera é conhecida por ser a estação da floração e da transição entre o período seco e o chuvoso na parte central do Brasil. Além de sua beleza natural, as chuvas da estação são essenciais para a agricultura e para a recuperação dos níveis de rios e reservatórios. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!