Lula sanciona lei que cria Carteira Nacional do Professor; documento oferece benefícios e descontos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, ontem (11), a lei que institui a Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB). O documento, que será emitido pelo Ministério da Educação (MEC), visa reconhecer e valorizar a profissão, concedendo benefícios a professores das redes pública e privada.
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, a medida busca dar aos docentes o mesmo reconhecimento que outras categorias profissionais, como médicos e advogados, já possuem. A CNDB permitirá que os professores tenham acesso a descontos em eventos culturais, como cinema e shows, além de benefícios exclusivos.
Benefícios e como emitir
A partir de 15 de outubro, Dia Nacional do Professor, os profissionais poderão emitir a carteira, que garantirá descontos de 15% em hotéis, por meio de um convênio com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH). Além disso, a CNDB dará acesso a um cartão de crédito sem anuidade, emitido pela Caixa Econômica Federal ou pelo Banco do Brasil.
Para solicitar a carteira, os professores devem se cadastrar no site do programa Mais Professores para o Brasil, usando a conta Gov.br. A elegibilidade do profissional será verificada com base em dados do governo federal e no Censo Escolar. A expectativa do MEC é que mais de 2 milhões de professores sejam beneficiados com o novo documento. Com informações da Agência Brasil


