GRNEWS TV: Biólogo paraminense registra encontro raro com onça-parda a apenas 7 metros de distância

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Luciano de Faria Silva, Biólogo e Ornitólogo, compartilha registros marcantes de suas expedições pela floresta amazônica, em áreas de Pará de Minas, no Centro-Oeste, e outras regiões de Minas Gerais.

Um encontro inesperado na mata
Durante um trabalho de monitoramento de aves na região de Paíns, o biólogo viveu uma experiência marcante e inesperada. Enquanto realizava um ponto de escuta em silêncio, foi surpreendido pela aproximação tranquila de uma onça-parda, conhecida também como suçuarana, leão-baio ou puma. O felino passou a cerca de sete metros de distância sem perceber sua presença.

A coragem de interagir
Para se fazer notado, o pesquisador emitiu um discreto “psiu”. O animal então parou, fixou o olhar por cerca de 20 segundos e continuou observando atentamente. “Queria ver a cara dela, queria vê-la de frente”, contou o biólogo, que registrou a cena em dois vídeos. A onça seguiu seu caminho calmamente e só depois correu ao ouvir o barulho de folhas secas.

Risco baixo, mas emoção alta
Apesar da ousadia, ele explicou que ataques desse felino a humanos são extremamente raros e geralmente ocorrem apenas quando o animal se sente acuado ou está protegendo filhotes. Para ele, o momento foi resultado de sangue frio e da vontade de aproveitar uma oportunidade rara de observação.

Bônus da natureza
O biólogo reforça que sua missão era monitorar aves, não registrar grandes felinos. Assim como a aparição da águia-cinzenta em Pará de Minas, a presença da onça foi um “bônus” da natureza, somando-se a outros registros de animais como catitu, queixada e irara.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!