Agricultura sustentável ganha reforço em Minas

A inovação no campo tem gerado resultados promissores para os produtores rurais de Minas Gerais. Uma parceria entre técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e produtores permitiu a mistura de agrosilício com a compostagem, potencializando os resultados do Programa de Doação de Fertilizantes do governo estadual.

Mais de 18 mil toneladas doadas
O Programa de Distribuição do Agrosilício, iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em colaboração com a Emater-MG e a Harsco Environmental, já doou 18,4 mil toneladas do composto para produtores de 201 municípios. O composto, à base de silício, cálcio e magnésio, tem ajudado a fortalecer a agricultura familiar.

No Sítio Campo Redondo, em Piedade dos Gerais, a produtora Maria da Conceição de Jesus Lara atesta os resultados. Ela misturou o agrosilício ao composto orgânico em sua lavoura de café e viu a produtividade aumentar. Sua propriedade, que já possui o selo de certificação orgânica desde 2004, agora colhe os frutos dessa nova prática.

Vantagens da nova técnica
O engenheiro agrônomo da Emater-MG, Matheus Sales Nogueira e Silva, explica os benefícios do uso conjunto dos insumos. A técnica melhora a florada, aumenta a quantidade de grãos e uniformiza a maturação, facilitando a colheita. Segundo o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Feliciano Nogueira, o programa fortalece a agricultura familiar, oferecendo insumos de qualidade e incentivando a produção sustentável.

Impacto social e educativo
O uso do agrosilício não se restringe às propriedades rurais. No município de Alvinópolis, o composto é aplicado na horta do Centro Municipal de Educação Infantil, beneficiando 150 pessoas da comunidade escolar. A ação, orientada pela Emater-MG, oferece alimentos saudáveis para a merenda e pode despertar nos estudantes a consciência sobre a importância do manejo do solo, unindo teoria e prática. Com informações da Agência Minas

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!