Rio de Janeiro implantará sistema para bloquear sinais de celulares, Wi-Fi e até drones em presídios

O sistema penitenciário do Rio de Janeiro vai ganhar um reforço tecnológico no combate ao crime organizado. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro anunciou a implementação de um sistema que bloqueará sinais de celulares, Wi-Fi e até drones em unidades prisionais e hospitalares. A medida visa acabar com a comunicação clandestina de presos com o mundo externo, usada para articular crimes.

Tecnologia de ponta para segurança
O governador Cláudio Castro destacou que o investimento é um passo importante para fortalecer a segurança pública, combinando tecnologia e gestão para enfrentar o crime. A contratação do serviço foi realizada por meio de licitação pública, vencida pela empresa IMC Tecnologia. O trabalho de implantação deve começar em até dez dias úteis e será feito de forma gradual, conforme a estratégia da administração penitenciária.

Bloqueio preciso e controlado
Segundo a secretária da Seap, Maria Rosa Nebel, a solução tecnológica é a mais moderna do mercado. A preocupação é que, ao contrário do que ocorre em outros estados, os complexos prisionais do Rio de Janeiro estão localizados em áreas urbanas. Por isso, o sistema conta com antenas direcionais que criam uma redoma de interferência controlada, impedindo que o bloqueio afete os moradores das redondezas.

O sistema utiliza dispositivos eletrônicos (jammers) de última geração para bloquear todas as frequências de comunicação sem fio, incluindo a de drones. A tecnologia garantirá que a interferência ocorra apenas dentro dos limites das unidades prisionais. Com informações da Agência Brasil

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!