China lidera movimento por nova ordem global
O presidente da China, Xi Jinping, propôs a criação da Iniciativa de Governança Global (IGG), que pode ser o ponto de partida para uma nova ordem mundial. A proposta foi apresentada durante um encontro com 20 líderes de países não ocidentais, incluindo a Rússia e a Índia.
Críticas ao cenário internacional
Em seu discurso, Xi Jinping criticou o que chamou de “mentalidade da Guerra Fria, hegemonismo e protecionismo” que, segundo ele, continuam a afetar o mundo. O líder chinês defendeu a cooperação e a coexistência pacífica para enfrentar o período de turbulência e transformação global. A proposta de Xi Jinping foi apresentada na Organização para Cooperação de Xangai Plus (OCX), um fórum que promove a integração entre países da Eurásia.
A reunião na China ocorre em um momento de guerra comercial global. A Índia, por exemplo, enfrenta tarifas dos Estados Unidos e tem sido pressionada a parar de comprar petróleo russo, mas se recusa a ceder. O encontro entre o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e os líderes chinês e russo, marcado por gestos de aproximação, sinaliza uma tentativa de fortalecer a parceria entre os três países.
Princípios para uma governança mais justa
Xi Jinping propôs cinco princípios para a nova governança global: igualdade soberana entre os países, respeito ao direito internacional, multilateralismo, abordagem centrada nas pessoas e adoção de medidas concretas. A ideia é promover maior democracia nas relações internacionais e dar mais voz aos países em desenvolvimento.
O presidente chinês também criticou o unilateralismo e defendeu a cooperação em iniciativas como o Cinturão da Rota da Seda, um projeto de cooperação econômica que busca uma globalização mais inclusiva. Ele ainda anunciou uma ajuda de US$ 280 milhões e um empréstimo de 10 bilhões de yuans para os membros da OCX.
Reações de aliados e futuro da cooperação
O presidente russo, Vladimir Putin, expressou apoio à proposta de Xi Jinping e afirmou que a OCX poderia assumir um papel de liderança na construção de um sistema de governança global mais justo. Ele destacou o crescente interesse de outras nações em se juntar à organização.
A Índia, por sua vez, demonstrou satisfação com a aproximação. Em uma rede social, o primeiro-ministro Narendra Modi agradeceu a China pela organização do evento e mencionou que a parceria com a Rússia continua sendo um pilar importante para a estabilidade global. A diplomacia chinesa também celebrou a melhoria nas relações com a Índia, afirmando que a paz nas regiões de fronteira foi mantida e que o consenso entre os dois gigantes asiáticos superou as divergências. Com informações da Agência Brasil


