Exame Nacional de Residência bate recorde com quase 140 mil inscritos

O Exame Nacional de Residência (Enare) de 2025 registrou um recorde de 138.974 candidatos inscritos, um crescimento de 56% em relação ao ano anterior. O aumento expressivo reflete a busca por especialização na área da saúde. Os candidatos concorrem a 11.174 vagas em residências médicas, uniprofissionais e multiprofissionais, distribuídas em 235 instituições.

Pela primeira vez, a prova contará com a participação de instituições privadas, além das públicas, ampliando o leque de oportunidades. Do total de inscritos, 87 mil se candidataram à residência médica e 51 mil buscam vagas em 15 profissões da área da saúde.

A residência é uma modalidade de pós-graduação, com atividades de treinamento em serviço e práticas complementares em instituições de saúde. Os residentes atuam sob a orientação de profissionais qualificados.

Novidades no formato do exame
Uma das principais novidades desta edição é a integração do Enare com o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O Enamed, que estreia em 2025 em substituição ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), será obrigatório para estudantes que se formam em medicina em 2025. A nota obtida poderá ser usada para concorrer a vagas de residência.

A prova objetiva, única etapa do exame, será aplicada no dia 19 de outubro. Para os programas de residência médica de acesso direto, a prova será o Enamed, que acontecerá em 225 municípios, 275% a mais do que em 2024. Já para as demais residências, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) será responsável pela aplicação em 60 cidades. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!