Brasil mobiliza 50 mil agentes em operação de combate à violência contra mulheres
Em celebração ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, o Brasil deu início à Operação Shamar. A ação, que vai até 4 de setembro, mobiliza cerca de 50 mil agentes em dois mil municípios com o objetivo de intensificar o combate à violência doméstica e familiar e ao feminicídio. O nome da operação, “shamar”, é uma palavra em hebraico que significa proteger, zelar e cuidar. A iniciativa também marca os 19 anos da Lei Maria da Penha, que será celebrado em 7 de agosto.
De acordo com o Ministério das Mulheres, uma força-tarefa será responsável por intensificar o atendimento a mulheres em situação de violência e garantir o cumprimento de medidas protetivas e mandados de prisão. Denúncias feitas pelo telefone Ligue 180 serão encaminhadas para pontos focais da operação nos estados, para agilizar o atendimento e aprimorar a comunicação entre os órgãos.
Investimento em segurança e conscientização
O governo destinou R$ 2 milhões para custear diárias de policiais e financiar ações educativas de prevenção. Essas atividades buscam conscientizar a população sobre os direitos das mulheres e reforçar a importância da participação da sociedade no combate à violência.
A operação está alinhada com o Programa Mulher Viver sem Violência, que visa integrar e expandir serviços de atendimento em todo o país. A proposta é dar visibilidade às iniciativas de segurança pública e do sistema de justiça, incentivando a denúncia e ajudando a romper o ciclo de violência. A Operação Shamar é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e conta com a participação de secretarias estaduais e diversas instituições de segurança pública e justiça de todo o país. Com informações da Agência Brasil
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.


