Senador Marcos do Val terá que usar tornozeleira eletrônica

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi levado pela Polícia Federal (PF) para instalar uma tornozeleira eletrônica. A medida foi ordenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e ocorreu no aeroporto de Brasília, logo após o parlamentar desembarcar de uma viagem aos Estados Unidos. Além da tornozeleira, Moraes também determinou a apreensão do passaporte diplomático do senador.

A decisão do ministro se baseou no descumprimento de medidas cautelares anteriores. Do Val havia sido proibido de deixar o país e deveria ter entregado todos os seus passaportes, o que não ocorreu. Em sua nova determinação, Moraes impôs ao senador a proibição de sair de casa à noite, nos fins de semana e feriados, além de reafirmar a proibição de uso de redes sociais, ameaçando-o de prisão em caso de novo descumprimento.

Investigações e acusações contra o senador
O senador é alvo de investigações no STF por uma suposta campanha de ataques nas redes sociais contra delegados da Polícia Federal. Esses delegados estavam envolvidos em investigações de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Do Val também é suspeito de planejar um esquema para anular as eleições de 2022.

Apesar de a PF ter feito buscas em seus endereços no ano passado, a ordem de apreensão de todos os passaportes do senador, determinada por Moraes e confirmada pela Primeira Turma do STF, não havia sido cumprida.

Em nota, Marcos do Val negou ter descumprido a medida cautelar do STF. O texto afirma que “em nenhum momento o senador esteve proibido de se ausentar do país, tampouco houve risco de fuga”. Com informações da Agência Brasil

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!