Estresse pode tirar 25% dos líderes de cibersegurança do setor até 2025
Até 2025, quase metade dos líderes de segurança cibernética (CISOs, Chief Information Security Officer) mudará de emprego, sendo 25% para funções totalmente diferentes, em razão de estresses relacionados ao trabalho. É o que indica levantamento da consultoria Gartner, que alerta sobre os impactos psicológicos nos profissionais deste setor.
A diretora e analista do Gartner, Deepti Gopal, comenta que os profissionais de segurança cibernética estão enfrentando níveis insustentáveis de estresse. “Os CISOs estão na defesa, com o único resultado possível de não serem hackeados ou serem hackeados. O impacto psicológico disso afeta diretamente a qualidade da decisão e o desempenho dos líderes de cibersegurança e suas equipes”, alerta.
Com esse cenário, somado às boas oportunidades de mercado para profissionais de cibersegurança, a rotatividade de talentos representa uma ameaça significativa para este setor. “O esgotamento e o desgaste voluntário são resultados de uma cultura organizacional ruim”, diz Gopal. “Embora eliminar o estresse seja uma meta irreal, as pessoas podem gerenciar trabalhos incrivelmente desafiadores e estressantes em culturas onde são apoiadas.”
Humanos e os incidentes de segurança
Outra projeção do Gartner é que, até 2025, a falta de talento ou falha humana serão responsáveis por mais da metade dos incidentes cibernéticos significativos. O número de ataques cibernéticos e de engenharia social contra pessoas está aumentando, pois, de acordo com a consultoria, os agentes de ameaças veem cada vez mais os humanos como o ponto mais vulnerável de exploração.
Uma pesquisa do Gartner realizada em maio e junho de 2022 com 1.310 funcionários revelou que 69% dos trabalhadores ignoraram as orientações de segurança cibernética de suas organizações nos últimos 12 meses. Ainda, 74% dos funcionários disseram que estariam dispostos a ignorar as orientações de cibersegurança se isso os ajudasse ou a sua equipe a atingir um objetivo de negócios. Com informações da assessoria de comunicação da Febraban.