Covid-19 está ativa em Pará de Minas, cobertura vacinal baixa e Saúde alerta sobre uso obrigatório e recomendado de máscara

Conforme publicado na noite de ontem (17) pelo Portal GRNEWS, o Brasil registrou, em 24 horas, 32.970 novos casos de Covid-19 e mais 71 mortes em consequência da doença. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, desde o início da pandemia, foram confirmados 34.9371.043 casos de covid-19 no país e 688.764 mortes pela doença.

Entre os estados, São Paulo tem o maior número de casos, 6,16 milhões, seguido por Minas Gerais (3,88 milhões) e pelo Paraná (2,75 milhões).

Até ontem (17), foram aplicadas 490,2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 no país, sendo 180,6 milhões com a primeira dose e 163 milhões com a segunda. A dose única foi aplicada em mais de 5 milhões de pessoas.

Diante da constatação do surgimento de novas variantes do novo coronavírus e ao aumento crescente no número de casos de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde Pará de Minas se posicionou sobre a situação da doença no município e também sobre as situações de uso obrigatório e recomendado de máscaras. A Nota Informativa 8/2022 estabelece os critérios para o uso de máscara.

A enfermeira Ana Clara Teles Meytre, Referência Técnica da Secretaria Municipal de Saúde, afirma que em relação a utilização de máscaras como equipamento de proteção individual, são observadas duas situações. Uma determina o uso obrigatório para certas pessoas e o uso recomendado para outras:


Ana Clara Teles Meytre
anaclaracovid0

A profissional também informa que o monitoramento confirma que o novo coronavírus continua ativo em Pará de Minas:

Ana Clara Teles Meytre
anaclaracovid1

Para manter esse número de casos de Covid-19 sob controle em Pará de Minas, ela chama atenção para a importância de tomar todas as doses disponíveis da vacina e destaca quais públicos devem procurar as Unidades Básicas de Saúde e a Sala de vacinação do Ambulatório Médico de Especialidades (AME):

Ana Clara Teles Meytre
anaclaracovid2

Ana Clara Teles Meytre fala também sobre as doses da vacina contra a Covid-19 disponíveis para pessoas imunossuprimidas e para crianças de 6 meses a dois de anos de idade, com comorbidades:

Ana Clara Teles Meytre
anaclaracovid3


A Referência Técnica da Secretaria Municipal de Saúde também faz um alerta sobre a cobertura vacinal contra a Covid-19 que em Pará de Minas está baixa e muito longe da meta desejada para os mais diversos públicos eletivos para a vacina:

Ana Clara Teles Meytre
anaclaracovid4

A enfermeira Ana Clara Teles Meytre, Referência Técnica da Secretaria Municipal de Saúde, informa que na próxima terça-feira (22) uma equipe buscará na sede da Superintendência Regional de Saúde (SRS) em Divinópolis mais um lote com 260 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, 130 doses serão destinadas a primeira dose e outras 130 reservadas para aplicação em quatro semanas da segunda dose.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!