Especialista orienta contribuintes e alerta sobre novidades na declaração do Imposto de Renda 2022

A Receita Federal estima receber até o dia 29 de abril, 34 milhões de declarações do Imposto de Renda (IR) de 2022. O prazo está aberto desde 7 de março e nos cinco primeiros dias mais de 2 milhões de declarações foram recebidas.

Muitos contribuintes tem declarado logo no início para evitar ficar de fora, afinal nos últimos dias o sistema tende a travar e é preciso muita paciência para entregar as informações no prazo, evitando pagamento de multas. Além disso, quem entrega antes, é restituído também nas primeiras datas.

O Portal GRNEWS conversou com o contabilista Jeferli Henrique Teixeira, da Contabilidade Alliance, que explicou quem precisa declarar o Imposto de Renda e as novidades deste ano:

Jeferli Henrique Teixeira
jeferliir20221

Este ano os contribuintes também poderão fazer a declaração pré-preenchida, que facilita a entrega. Nela, informações como rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas são carregadas automaticamente, sem precisar digitar todos os dados:

Jeferli Henrique Teixeira
jeferliir20222

Quanto à restituição do IR, vai depender dos valores de cada contribuinte. Por isto é importante ter atenção ao preencher todos os formulários ou procurar um contabilista, que é o profissional indicado para este serviço:

Jeferli Henrique Teixeira
jeferliir20223

Para preencher a declaração é necessário ter em mãos vários documentos e informações como CPF, grau de parentesco e data de nascimento dos dependentes; endereços atualizados; cópia da última Declaração de Imposto de Renda Pessoas Física entregue; dados da conta para restituição ou débitos das cotas de imposto apurado, caso haja; atividade profissional exercida atualmente; informes de rendimentos de instituições financeiras, salários, pró labore, distribuição de lucros, aposentadoria, pensões, de aluguéis de bens móveis e imóveis recebidos de jurídicas; informações e documentos de outras rendas percebidas no exercício de 2021, tais como doações e heranças; documentos de bens adquiridos em 2021; recibos de pagamentos de plano de saúde, despesas médicas, despesas com educação e recibos de pagamentos efetuados a prestadores de serviços.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!