Apenas 10% de crianças paraminenses foram vacinadas contra Covid-19 e Saúde convoca pais ou responsáveis

Cerca de 530 crianças com até nove anos de idade testam positivo para o novo coronavírus por dia em Minas Gerais. Os números são da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e é o maior índice já registrado durante a pandemia de Covid-19. O alerta é pela quantidade de exames positivos e também pelo número de hospitalizações deste público, que infelizmente vem crescendo em todo o estado.

Ainda segundo a SES, somente na sexta-feira (28), 104 crianças estavam internadas em todo o estado.

A Ômicron tem feito vítimas crianças e adultas e por isso é preciso redobrar os cuidados para se proteger, afinal a variante é ainda mais transmissível que suas antecessoras.

Outro ponto a ser observado é a vacinação em dia. Já está comprovado em números que a vacina contra a Covid-19 reduziu drasticamente os quadros mais graves da doença e principalmente as hospitalizações.

Mas, infelizmente, nem todos os pais tem visto esta redução como esperança. Em Pará de Minas por exemplo, a expectativa era ter vacinado até o momento, 2.500 crianças. Estimativas da Secretaria Municipal de Saúde mostram que são cerca de mil crianças a cada faixa etária na cidade. Mesmo com mais unidades de saúde abertas e funcionando em horário especial, pouco mais de 200 foram imunizadas em Pará de Minas, incluindo as com comorbidades ou deficiências permanentes.

O Portal GRNEWS ouviu a enfermeira Referência Técnica da Secretaria Municipal de Saúde Ana Clara Teles Meytre que reforça o aviso aos pais:


Ana Clara Teles Meytre

anaclararefvaccri1

Lembra ainda que a vacina não evita o contágio do novo coronavírus, mas sim que o quadro clínico se agrave. Além disso, a criança pode passar bem pela doença, sem sintomas agravantes, mas ter sequelas a longo prazo:

Ana Clara Teles Meytre
anaclararefvaccri2

Infelizmente o acesso fácil e rápido à internet também traz problemas e entre eles a desinformação ou as chamadas fake news. Ana Clara Teles Meytre destaca ainda que toda a equipe está bem informada para explicar aos pais sobre os benefícios da vacinação baseados nos números e na ciência:

Ana Clara Teles Meytre
anaclararefvaccri3

Nesta semana a expectativa é ampliar os locais de vacinação, horários e quem sabe vacinar as crianças nas escolas com o início do ano letivo. Mas para isto o pai ou responsável precisará enviar um termo de autorização:

Ana Clara Teles Meytre
anaclararefvaccri4

A vacinação das crianças contra a Covid-19 acontece nas salas de imunização do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Padre Libério, CAIC, São Cristóvão e Nossa Senhora das Graças.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!