Casmuc disponibiliza Teste do Olhinho para crianças prematuras
O Centro de Atenção a Saúde da Mulher e da Criança (Casmuc) de Pará de Minas está disponibilizando para as crianças prematuras o Teste do Olhinho. O procedimento será pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
O objetivo do exame é detectar a predisposição dos bebês para o desenvolvimento de doenças na visão. Desta forma é possível começar um tratamento preventivo, evitando o agravamento de forma rápida.
O teste consiste na projeção de luz no olho da criança e a partir daí o médico-pediatra qualificado faz o diagnóstico. O serviço não exigido pelo Ministério da Saúde, contudo o município irá realizá-lo na rede pública.
Juliana Santos Machado, enfermeira coordenadora do Casmuc, destaca o grande ganho que as crianças prematuras terão com o teste do olhinho. Ela explica que todos os postos de saúde já estão treinados para atender as demandas:
Juliana Santos Machado
julsts_tslh1
Ela informou que o teste é informado as mães durante o procedimento do pré-natal. Juliana Santos Machado afirmou que nos bairros que não tem postos de saúde as mães podem ir direto ao Casmuc fazer o agendamento:
Juliana Santos Machado
julsts_tslh2
O Teste do Olhinho é capaz de prever o desenvolvimento de doenças como a retinoplastoma e a catarata. Dessa forma é possível realizar um tratamento precocemente e de forma preventiva.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.