Mediação e Conciliação está em alta no Judiciário e Pará de Minas terá unidade do CJUS
Um problema que se arrasta há anos está relacionado à morosidade nos trâmites processuais nas comarcas de todo o Brasil. O aumento dos litígios vem abarrotando os foros com milhares de processos em diferentes varas.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
O grande volume de trabalho torna humanamente impossível os juízes darem conta de atender a contento. Em Pará de Minas a situação é preocupante, pois a Comarca está sem juiz na 2ª vara cível há quase um ano.
Diante da situação a juíza da 1ª vara vem cuidando das causas e dando um suporte. De acordo com Pedro Câmara Raposo Lopes, diretor do Foro da Comarca de Pará de Minas, a situação é delicada e depende do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília.
O magistrado afirma que aguarda um novo responsável pela 2ª vara no primeiro semestre de 2016. Pedro Câmara Raposo Lopes informa que a dificuldade atinge diversas comarcas de Minas Gerais:
Pedro Câmara Raposo Lopes
clrddprcpdrpcm1
O juiz ressalta que muitos problemas poderiam ser resolvidos através de mediações e conciliações, sem a necessidade de um processo litigioso. Outra ferramenta a ser implantada será o processo eletrônico, mas que depende de uma estrutura técnica e administrativa do TJMG:
Pedro Câmara Raposo Lopes
clrddprcpdrpcm2
O juiz Carlos Donizetti Ferreira da Silva também frisou a importância da solução de conflitos menores por meio de conciliações. Ele anunciou o projeto de implantar em Pará de Minas no próximo ano o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CJUS):
Carlos Donizetti Ferreira da Silva
clrddcrlsdnztfrrs1
Só no ano de 2015 o Tribunal de Justiça de Minas Gerais instalou quarenta CJUS em diferentes comarcas do estado. A medida visa desafogar o Poder Judiciário através de audiências de mediação e conciliação.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.