Presidente da Câmara chama atenção para atendimento precário na saúde pública em Pará de Minas e afirma que serviço precisa melhorar muito

O Portal GRNEWS acompanhou a 3ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal realizada pelos vereadores de Pará de Minas nesta terça-feira (3). Durante a sessão, foi aprovado por unanimidade, em primeira e segunda votações, o Projeto de Lei nº 161/2025, que recebeu 15 votos favoráveis. A proposta altera a Lei Municipal nº 6.694/2022 e amplia as restrições ao manuseio, uso, queima, soltura e comercialização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que provoquem poluição sonora no município.

Proteção à saúde, ao meio ambiente e aos animais
O texto aprovado reforça a preocupação com a saúde pública, a preservação ambiental e o bem-estar animal. A iniciativa busca reduzir transtornos causados por fogos com estampido, que afetam especialmente pessoas com sensibilidade auditiva, autistas, idosos e animais domésticos, além de gerar impactos negativos ao meio ambiente urbano.

Avaliação positiva do Legislativo
O presidente da Mesa Diretora da Câmara, Geraldo Magela de Almeida, o Geraldinho Cuíca, avaliou a reunião como produtiva e tranquila. Segundo ele, além do projeto de lei aprovado de forma unânime, a sessão também contou com a aprovação de cerca de 40 requerimentos apresentados pelos parlamentares, demonstrando intensa atividade legislativa:

Geraldinho Cuíca
saudegeraldinho1


Alerta para a situação da saúde pública
Durante sua avaliação, o presidente destacou preocupações relacionadas à saúde pública em Pará de Minas. Ele chamou atenção para a realidade enfrentada por moradores do bairro Matinha, onde a unidade de saúde funciona em espaço limitado e enfrenta dificuldades para atender à demanda da população. A falta de estrutura adequada e as condições precárias de atendimento foram apontadas como problemas que exigem providências do poder público.

Também comentou fato destacado na tribuna do Legislativo pelo colega Gustavo Henrique Duarte Silva (PSDB) que apresentou um documento de marcação de uma simples consulta em uma Unidade Básica de Saúde de Pará de Minas para daqui a 75 dias:

Geraldinho Cuíca
saudegeraldinho2

Acrescentou que já se reuniu três vezes este ano com o prefeito Inácio Franco e em uma das ocasiões o secretário municipal de Saúde, Gilberto Denoziro Valadares da Silva estava presente. Como os problemas na saúde persistem, ele pretende ampliar essas tratativas com o objetivo de melhorar a estrutura e o atendimento ofertado a população de Pará de Minas:

Geraldinho Cuíca
saudegeraldinho3

Expectativa por avanços
A aprovação do projeto sobre fogos de artifício e as discussões sobre saúde reforçam, segundo o Legislativo, a necessidade de ações efetivas do Executivo para garantir qualidade de vida à população e assegurar que as leis aprovadas cumpram seu papel na prática.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!