Pará de Minas comemora bons resultados dos grupos que ajudam pessoas a deixarem de fumar


A boa notícia é destacada com maior ênfase nesta quarta-feira, 31 de maio, quando é lembrado o Dia Mundial sem Tabaco. A data foi instituída no ano de 1987 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem como objetivo alertar sobre os danos provocados pelo tabagismo a saúde pública.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Este ano o tema escolhido foi: “Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento”. O consumo desse produto e seus derivados geram grandes impactos socioambientais e financeiros em todo o planeta.

A OMS fez um apelo aos países-membros para que implantem medidas efetivas de controle, entre elas a proibição de marketing e publicidade sobre o assunto e o aumento de impostos especiais voltados para o setor.

O consumo do tabaco mata mais de sete milhões de pessoas todos os anos e custa aos governos mais de US $ 1,4 trilhão. Essas despesas ocorrem com os problemas de saúde e a perda de produtividade da população.

Resíduos de tabaco contêm mais de sete mil produtos químicos tóxicos que agridem ao meio ambiente.

O cigarro é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão; 25% dos infartos do miocárdio; 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica, 25% dos óbitos por derrame cerebral e boa parte das úlceras do estômago.

De acordo com Juliana Rezende da Fonseca, referência Técnica na Promoção da Saúde em Pará de Minas, as pessoas estão sendo alertadas sobre a importância de investir em alimentação saudável e cuidados com a saúde:


Juliana Rezende da Fonseca

Vm
P

Ela informa que desde 2010 vem sendo formados grupos de autoajuda para auxiliar os fumantes que querem se livrar do vício. Os interessados devem procurar as unidades de saúde e obter todas as informações:

Juliana Rezende da Fonseca

Vm
P

De acordo com últimos dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer, no ano de 2011 foram gastos R$ 23 bilhões com o tratamento de algumas das mais de 50 doenças relacionadas ao tabaco. Já a arrecadação com impostos sobre cigarros chegou a R$ 6 bilhões.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!