Quase 16 mil paraminenses com sintomas gripais procuraram uma unidade de saúde em janeiro
Números que assustam e que congestionam o sistema público de saúde. Assim pode ser definida a Ômicron no mundo inteiro. A variante do novo coronavírus é mais transmissível, mas por outro lado tem sintomas mais brandos. Mesmo assim, causa temor na maioria das pessoas que devem redobrar os cuidados usando máscaras e álcool 70%, mantendo o distanciamento e claro, se vacinando. Somente a vacina é capaz de proteger dos quadros graves da doença.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas mostram que o número de atendimentos na rede pública em janeiro praticamente quintuplicou.
Se mesmo no pico da pandemia de Covid-19, em maio de 2021, foram cerca de três mil atendimentos em toda a rede, em janeiro de 2022 este número chegou a quase 16 mil. Foram 15.800 pessoas atendidas.
O Portal GRNEWS teve acesso aos números totais. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nossa Senhora da Piedade, antiga Policlínica, foram feitos 2.272 atendimentos de pacientes com sintomas gripais. Já na UBS Walter Martins foram 350, na UBS São Pedro foram 213, no Hospital Municipal Padre Libério (HMPL) foram 7.765 pessoas atendidas e o restante das unidades atendeu 5.200 pessoas.
Números jamais vistos na Secretaria Municipal de Saúde, como destaca o titular da pasta Wagner Magesty:
Wagner Magesty
wagmagnumjaneiro1
Desde o início da pandemia, 286 paraminenses morreram em decorrência da doença. O pico de óbitos ocorreu em abril de 2021, quando 59 pessoas faleceram. Em novembro e dezembro nenhuma morte foi registrada e em janeiro um paraminense morreu após o quadro clínico ser agravado devido à Covid-19. Ao todo são 108 mulheres e 183 homens, a maioria com idade entre 60 e 69 anos.
Sem contar o número de internações. Em 2021 foram muitos dias de leitos totalmente ocupados, tanto no Hospital Municipal Padre Libério como também no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Houve casos em que pacientes paraminenses tiveram que ser transferidos para municípios há 300 quilômetros, por falta de vagas na região. Em 2022 a taxa de ocupação baixou consideravelmente em relação ao ano passado.
Tudo isto, reflexo da vacinação que avançou nos últimos meses. Até o momento, 74.320 paraminenses tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, 66.161 aplicaram a segunda dose, outras 2.375 tomaram a dose única e 17.820 paraminenses completaram o esquema de vacinação, o que representa 22,15% da população de Pará de Minas está totalmente imunizada:
Wagner Magesty
wagmagnumjaneiro2
O secretário também citou a importância da Atenção Primária à Saúde, que são as unidades básicas, bem estruturada para receber os pacientes e resolver os problemas. Quanto antes o paciente é atendido, mais rápido ele é tratado e evita complicações da doença:
Wagner Magesty
wagmagnumjaneiro3
A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que as pessoas com sintomas gripais procurem primeiro a unidade do seu bairro. No primeiro andar do AME e também nos postos, o paciente com sintomas é testado e já passa pela consulta com o médico.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.